Veículos de Comunicação

Oportunidade

Livro sobre reforma ortográfica será distribuido nas escolas

A partir de 2012, todos os livros didáticos terão incorporado as novas regras do Acordo Ortográfico

A partir de 2012, todos os livros didáticos distribuídos pelo Ministério da Educação terão incorporado as novas regras do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A informação foi dada pelo ministro da Educação, Fernando Haddad.
“No ano que vem, vamos começar a distribuir, etapa por etapa, até a conclusão do ciclo de três anos [período em que um livro didático é usado pelas escolas]”, disse Haddad. Ele não informou, porém, quanto será gasto para adaptação às novas regras. O MEC distribui material didático para 200 mil escolas públicas.
O governo federal recebeu na quarta-feira (18) o primeiro exemplar do novo Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (Volp), que está na quinta edição. Entregue pelo presidente da Academia Brasileira de Letras (ABL), Cícero Sandroni, e pelo filólogo Evanildo Bechara, responsável por sua organização, o primeiro exemplar do livro será encaminhado ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Com 349.737 vocábulos, o livro traz as novas normas do acordo ortográfico, que entrou em vigor no dia 1º de janeiro deste ano, e a classificação gramatical das palavras, além de explicações sobre estrangeirismos.
A quinta edição do Volp foi lançada ontem (19) na sede da ABL, no Rio de Janeiro, e ficará à venda ao preço de R$ 120,00. Sandroni garantiu que o preço cobrado será baixo, mas não mencionou o valor, que será definido pela editora responsável pela publicação. As quatro edições anteriores foram gratuitas, lembrou Sandroni.
De acordo com o ministro Fernando Haddad, o MEC pretende enviar, ainda neste semestre, pelo menos um exemplar do Volp a cada escola pública do país.

ASSINATURA
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou o decreto que estabelece o cronograma para a implantação do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, no dia 29 de setembro do ano passado. A solenidade foi na Academia Brasileira de Letras (ABL), no Rio de Janeiro, na sessão solene dos 100 anos da morte do escritor Machado de Assis.
Entre as mudanças no acordo estão o fim do trema e novas regras para o hífen e de acentuação. O acordo já está em vigor desde janeiro de 2009, mas as normas ortográficas do Brasil e de Portugal poderão ser usadas até dezembro de 2012 nos exames escolares, concursos públicos e em vestibulares.
O acordo visa unificar o português falado e escrito em oito países de língua portuguesa: Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiná-Bissau, São Tomé e Príncipe, Timor Leste, Brasil e Portugal.