Veículos de Comunicação

Oportunidade

Mais concorrência e qualidade nos ônibus

Os contratos para exploração dos serviços de ônibus entrarão em vigor em 2010

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) vai leiloar, em julho deste ano, concessões públicas para o transporte interestadual de passageiros. No total, 1.475 ligações com mais de 75 quilômetros de extensão serão concedidas em 125 lotes em todas as regiões do país.

Os contratos para exploração dos serviços de ônibus entrarão em vigor em 2010 e valerão nos próximos 15 anos, sem possibilidade de renovação. O edital para as concessões deverá ser publicado em 16 de junho, após as fases de consulta pública e de realização de audiências públicas regionais.

A expectativa da ANTT é de melhorar a qualidade do serviço, aumentar a concorrência nos principais trechos e baratear os custos para os passageiros das viagens em trechos de mais de 75 quilômetros de extensão.

Segundo a Associação Brasileira de Transportes Interestaduais (Abrati), o faturamento do setor no ano passado foi de cerca de R$ 3 bilhões. Em 2007, 61,5 milhões de passageiros fizeram viagens de mais de 75 quilômetros, percorrendo mais de 1,4 bilhão de quilômetros.