Veículos de Comunicação

Oportunidade

Mais de 50 mil idosos de MS já estão imunizados contra a gripe

A campanha que começou sábado (25/04) tem prazo de término dia 8 de maio

O balanço parcial, do Ministério da Saúde, em relação à Campanha Nacional de Vacinação do Idoso, indica que Mato Grosso do Sul, até o momento, já realizou uma cobertura vacinal de 53.740 idosos – o que equivale a 24,14%, dos 222.650 que residem no Estado.

A campanha que começou sábado (25/04) tem prazo de término dia 8 de maio. Até lá, tanto o Ministério quanto às Secretaria Estaduais e Municipais de Saúde estarão trabalhando para alcançar a meta nacional de imunizar 80% da população com 60 anos ou mais – o que representa 15.542.469 de pessoas.

 

No primeiro dia nacional de Mobilização 3,3 milhões de idosos compareceram aos 67 mil postos de vacinação de todo o País, que abriram excepcionalmente no sábado. Esse número representa 17,25% da população alvo, índice superior ao de 2008, quando o boletim de fechamento do dia apresentava cobertura vacinal de 11,71%.

 

Este ano, o slogan da 11ª edição da campanha é “Deixe a gripe na saudade”. O Ministério da Saúde investiu R$ 162,2 milhões na compra de 21 milhões de doses da vacina e montagem da infra-estrutura, que conta com a participação de 241 mil pessoas. Na campanha, serão utilizados 27 mil veículos, entre terrestres, marítimos e fluviais.

 

A vacina é um dos meios de prevenir a gripe e suas complicações, além de apresentar um impacto na diminuição das internações hospitalares e da mortalidade evitável. Estudos nacionais e internacionais demonstram que a vacinação pode reduzir de 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por doenças respiratórias.

 

Desde o início da imunização, em 1999, tem sido constatada uma redução importante de casos de influenza entre os idosos, principalmente para as regiões Sul, Centro-Oeste e Sudeste. Até 2007, a meta mínima para cobertura vacinal estabelecida pelo Programa Nacional de Imunização (PNI) era de 70% da população alvo e deste o ano passado o índice ampliou para 80%.

 

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que, em duas décadas, o Brasil será o sexto país do mundo em número de idosos. Essa mudança se deve ao processo de envelhecimento rápido da população, o que requer políticas públicas específicas que garantam um envelhecer saudável.

 

Mesmo quem tomou a vacina no ano passado deve se imunizar. Para os idosos receberem a dose é obrigatória a apresentação do RG. Se a pessoa tiver o cartão de vacinação também é recomendável levá-lo. Só não pode vacinar quem tem alergia à proteína do ovo. Pessoas com deficiência na produção de anticorpos, seja por problemas genéticos, imunodeficiência ou terapia imunossupressora, devem consultar o médico primeiro.

 

Aquelas pessoas que precisam se vacinar podem procurar a Unidade de Saúde Básica mais próxima da residência, de segunda à sexta-feira, das 7 às 11 horas e das 13 às 17 horas.