Veículos de Comunicação

Oportunidade

Marun comemora ampliação de programa habitacional

A decisão vem de encontro ao pleito que ele, juntamente com Estado e munícipios vem defendendo

O secretário de Estado de Habitação de Mato Grosso do Sul, Carlos Marun, participou de uma audiência, no início da manhã desta terça-feira (14), com a secretária Nacional de Habitação, Inês Magalhães, no Ministério das Cidades em Brasília.

 “Acabo de sair de uma reunião com a secretária Nacional de Habitação, e ela me confirmou a ampliação do atendimento do Programa Minha Casa, Minha Vida a todos os municípios brasileiros independentemente do número de habitantes. Os detalhes ainda estão sendo discutidos, mas já temos o que comemorar”, informou Marun.

Marun, que também preside o Fórum Nacional de Secretários de Habitação e Desenvolvimento Urbano (FNSHDU) disse que a decisão vem de encontro ao pleito que ele, juntamente com representantes dos poderes públicos estaduais e municipais, vem defendendo desde a apresentação do plano habitacional do governo federal.

“Vejo como boa essa notícia, pois além de atender nossas reivindicações aperfeiçoa o programa. São 4.998 municípios anteriormente excluídos que passam a ter a oportunidade de participar”, enfatizou.  O presidente do FNSHDU informou que irá se reunir com o relator da MP do Programa Minha Casa, Minha Vida, deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), para pleitear a pluralidade de agentes financeiros na execução do programa.

Segundo ele, com a Caixa como única agente executora haveria uma sobrecarga, o que tornaria o processo de liberação dos recursos muito moroso. “Com a participação de várias entidades financeiras neste processo, poderíamos agilizar a construção desse 1 milhão de casas. O Governo Federal já foi sensível. Agora nos empenharemos para que essa solicitação, ou seja, a pluralidade de agentes também seja acatada”, finalizou.