Veículos de Comunicação

Prevenção

Medo do coronavírus faz crescer venda de álcool em gel em farmácias de Três Lagoas

Comerciantes relatam aumento de até 20% nas vendas do produto desde janeiro

As suspeitas do novo coronavírus no país já refletem na procura expressiva de álcool em gel em Três Lagoas. Cinco farmácias foram procuradas pela reportagem e todas indicaram aumento nas vendas do produto desde janeiro. Em uma delas, as prateleiras já estão mais vazias e com estoque baixo. “O aumento observado nas vendas de álcool em gel foi de 20% de janeiro para cá. Já estamos negociando com fornecedor para reabastecer o estoque. Estávamos prevendo que isso ocorreria em março devido à proximidade com o Inverno. Mas, na prática, estamos um mês adiantado”, relata a comerciante, Mara Dias.

A média de preço do álcool em gel, nas farmácias de Três Lagoas, variam de R$ 10 a R$ 20, dependendo o tamanho do frasco.

É que tem muita gente atribuindo as temperaturas mais baixas dos últimos dias ao medo do novo coronavírus e à influenza. Com isso, até suplementos e vitamina C estão saindo mais.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Infectologia, o uso das máscaras no Brasil é desnecessário. O mais indicado é que a população reforce os cuidados com a higiene, principalmente das mãos. Isso porque não há casos comprovados no país. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária também não colocou o uso de máscara entre suas recomendações à população em geral, apenas para funcionários de portos e aeroportos.

Os funcionários do Aeroporto Municipal de Três Lagoas “Plínio Alarcon” começaram, na semana passada, a usar um kit de proteção contra o coronavírus. São máscaras, luvas e álcool em gel. Em algumas capitais do país, os moradores estão saindo de casa com máscaras. Aqui, o costume ainda não chegou.

O novo coronavírus já matou 1.113 pessoas na China. O país enfrenta uma epidemia e 44.653 pessoas foram infectadas pelo vírus. No Brasil, segundo o ministério da saúde, nenhum dos 7 casos suspeitos foram confirmados.