Veículos de Comunicação

Oportunidade

Mercado publicitário cresce e movimenta R$ 29 bi no ano

Em 2007, o aumento foi de 9%. Até setembro, o setor mantinha um ritmo 15,79% maior que no ano anterior

A crise global diminuiu o ritmo de crescimento da publicidade no último trimestre de 2008, mas não impediu que o setor tivesse desempenho acima da média dos dois anos anteriores. Estudo do Projeto Inter-Meios, do Grupo Meio e Mensagem, mostra que o bolo publicitário no ano passado foi 12,83% superior, totalizando R$ 29,4 bilhões (valor que inclui a produção das peças). Em 2007, o aumento foi de 9%. Até setembro, o setor mantinha um ritmo 15,79% maior que no ano anterior.

A expectativa do presidente do Grupo Meio & Mensagem, José Carlos de Salles Gomes Neto, é que a crise afete o setor, mais fortemente, neste ano. Segundo ele, se a economia brasileira crescer entre 2,5% e 3%, o mercado publicitário encerra 2009 até 7% maior que em 2008.

A televisão liderou os investimentos (58,78% do total) e cresceu 12%. Foi também o meio que menos perdeu: o ritmo de crescimento diminuiu cerca de dois pontos percentuais em dezembro sobre setembro. “Em períodos de crise é preciso giro rápido, e a TV aberta responde prontamente”, afirma Gomes Neto.

Mas foram as “mídias mais novas” as que tiveram maior variação positiva no valor investido: 44,18% para a internet e 25,54% para a TV paga.