Veículos de Comunicação

Oportunidade

Ministério da Saúde e Fiocruz oferecem curso de jornalismo científico

O curso, que é gratuito, terá 50 vagas e será voltado para jornalistas interessados em jornalismo científico

Com objetivo de fornecer ferramentas para a reflexão sobre os mecanismos e os processos de cobertura de temas de Ciência e Tecnologia em diferentes meios de comunicação – como televisão, rádio e internet, por exemplo – e aprimorar a cobertura jornalística, será realizado o curso Ciência e Mídia – Capacitação em jornalismo científico, em Recife, de 2 a 4 de setembro.

O curso, que é gratuito, terá 50 vagas e será voltado para jornalistas interessados em jornalismo científico, que já atuem, ou não, na área. O programa do curso reúne palestras, mesas-redondas e atividades práticas ministradas por cerca de 20 profissionais com diversas atuações na área de divulgação científica.

Para se inscrever, os interessados devem preencher e gravar um formulário, ou enviá-lo pelo correio ao Ministério da Saúde com a documentação solicitada, até o dia 27 de julho.  Será oferecido auxílio – passagem, hotel e alimentação – para 20 jornalistas que atuem em universidades, institutos de pesquisa e meios de comunicação de massa no Nordeste, exceto Recife, local onde o curso será realizado.

O curso é uma iniciativa da Coordenação de Gestão do Conhecimento do  Departamento de Ciência e Tecnologia/Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, do Núcleo de Estudos da Divulgação Científica/Museu da Vida/Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz, da Asssessoria de Comunicação do Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães/Fiocruz e da Coordenadoria de Comunicação Social/Fiocruz.