Veículos de Comunicação

Oportunidade

MJ reúne prefeitos e pecuaristas no RS para discutir roubo de Gado

O primeiro encontro será hoje (09) com os produtores rurais

Representantes do Ministério da Justiça se reúnem na próxima semana, em Bagé (a 393 quilômetros de Porto Alegre), com prefeitos de 42 municípios e pecuaristas da região Oeste do Rio Grande do Sul. O objetivo é discutir o combate a um crime que tem aumentado substancialmente no estado: o roubo de gado, conhecido como abigeato.

O primeiro encontro será na hoje (09) com os produtores rurais. Na terça-feira (10), o Ministério da Justiça vai ouvir os prefeitos. A maior preocupação é encontrar uma saída principalmente nas áreas de fronteira, a partir de um plano de ação envolvendo as três esferas de Poder.

A iniciativa integra os projetos previstos no Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci). Com a parceria “União-estado-município” o governo federal pretende criar uma central regional de inteligência. Entre as atribuições da central está receber denúncias e monitorar o patrulhamento das rodovias.

O roubo de gado já foi considerado um delito de pequenas proporções. Hoje é visto pelas autoridades como uma questão de segurança pública no país, por envolver homicídios, lavagem de dinheiro e corrupção policial.

Há ainda a questão da saúde pública, em que animais são comercializados sem origem comprovada, colocando em risco a saúde da população. A meta é intensificar a fiscalização nas estradas e aprimorar procedimentos de inspeção e de controle sanitário.
 
“Queremos ouvir a realidade dos pecuaristas e prefeitos, as principais dificuldades enfrentadas, para juntos definirmos uma estratégia eficaz contra esse tipo de crime”, declarou o secretário-executivo do Ministério da Justiça e coordenador do projeto Pronasci Abigeato, Luiz Paulo Barreto.