Veículos de Comunicação

Oportunidade

MPF/MS investiga 190 mortes em hospital de Dourados

A investigação do MPF pretende apurar as circunstâncias em que se deram as 190 mortes

O Ministério Público Federal de Mato Grosso do Sul (MPF-MS) iniciou investigação para apurar 190 mortes que teriam ocorrido, em 2008, por suposta falta de neurocirurgião e Unidade de Tratamento Intensivo no Hospital de Trauma de Dourados. A denúncia foi publicada na imprensa local. A suspeita é que as mortes se intensificaram a partir de junho do ano passado, em função do Hospital Evangélico de Dourados ter suspendido parceria com a prefeitura, para o atendimento dos casos de urgência.

O MPF pediu informações e esclarecimentos ao secretário municipal de saúde de Dourados, ao secretário estadual de saúde de Mato Grosso do Sul, ao secretário de atenção à saúde do Ministério da Saúde, ao diretor do Hospital Evangélico de Dourados e ao presidente do Conselho Municipal de Saúde. Eles têm cinco dias úteis, a partir do recebimento das comunicações, para repassar as informações.

A investigação do MPF pretende apurar as circunstâncias em que se deram as 190 mortes; a atual situação do funcionamento do atendimento hospitalar de média e alta complexidade no município e na região de Dourados.