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MS 395 será BR 158 e receberá R$ 6 mi em recursos

Após ser federalizada, a MS 395, que liga Três Lagoas a Brasilândia, deverá se tornar BR 158 e receberá um investimento na casa dos R$ 6,5 milhões. De acordo com o engenheiro do Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transportes (DNIT), Milton Rocha Marinho, responsável pelas rodovias federais que cortam o Município, o processo de federalização da rodovia, visando a melhoria no escoamento de produção de mercadorias do Estado e garantia de mais recursos, deverá ser finalizado até o início de maio deste ano, quando sai a licitação da primeira obra federal para conservação da via.

“O processo licitatório da obra de conservação já está em andamento. No dia 15 será a licitação. Iniciada, prevista para o início de maio, A Agesul [Agência de Gerenciamento de Empreendimentos de Mato Grosso do Sul] sai e nós assumimos a via. Este foi um acordo firmado desde a última visita do ministro dos Transportes, Alfredo dos Nascimento, ao estado”, explicou.

No projeto, estão previstas obras para a melhoria do pavimento e sinalização seguindo os padrões das rodovias federais do Brasil e visa atender a demanda que a rodovia terá com o funcionamento das empresas de papel e celulose, em fase de instalação em Três Lagoas.

Durante um levantamento para o projeto de ampliação da rodovia, o DNIT já registrava um índice de cerca de sete mil veículos circulando pela MS 395 por dia. “Quando as fábricas começarem a funcionar, será uma carreta por minuto. Hoje, aquela rodovia não tem estrutura suficiente para suportar tamanho fluxo, por isso a importância da federalização”, destacou.

A princípio a obra de conservação deverá ser aplicada nos 79,2 quilômetros da pista – de Três Lagoas à Brasilândia -, mas há outros dois projetos também destinados à rodovia. O segundo dela, também em fase de estudo é a pavimentação de nove quilômetros para ligar Brasilândia à Paulicéia, onde uma ponte está em fase de construção. O projeto prevê o investimento de R$ 5 milhões e, de acordo com Marinho, também está em fase adiantada. “A pista já está aterrada, estamos apenas aguardando o processo licitatório também”, disse.

 

NOVOS RECURSOS

 

As melhorias imediatas na rodovia (recursos de R$ 6,5 milhões) deverão conservar a malha por dois anos no trecho Três Lagoas – Brasilândia. Por conta disto, o DNIT já iniciou um outro projeto de conservação e ampliação da MS 395. A iniciativa ainda está em fase de estudo, em que são averiguadas duas possibilidades: pista dupla ou pista múltipla (quatro vias até as fábricas). “Estamos estudando a viabilidade dos dois projetos, há uma vontade do DNIT para que essas obras sejam iniciadas todas este ano. Porém, caso não aconteça, até 2009, ela já estará em andamento”, disse.

Neste projeto estão previstas também obras de conservação de rampas e pontes. Para isto, o DNIT prevê um investimento de cerca de R$ 12 milhões.