Veículos de Comunicação

Novo Coronavírus

MS soma 647 novos casos e 28 mortes nesta segunda-feira

Letalidade da covid-19 apresenta aumento, enquanto taxa de contágio tem redução

-
-

Mato Grosso do Sul confirmou 647 casos de covid-19 nesta segunda-feira (26) e totaliza 244.200 infectados, segundo dados da Secretaria de Estado de Saúde (SES). Nas últimas 24 horas, 28 óbitos ocorreram em Campo Grande (14), Dourados (2), Três Lagoa (2) e Ponta Porã (2). Registraram um óbito cada, Corumbá, Deodápolis, Dois Irmãos do Buriti, Ivinhema, Miranda, Naviraí, Paranaíba e Sidrolândia. O estado totaliza 5.542 óbitos desde o início da pandemia. 

A taxa de letalidade apresenta alta, passando de 2,2% para 2,3%. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, o recomendado é de que essa taxa seja de 1%.

Já a taxa de contágio registra queda nos últimos 14 dias, passando de 1,11 para 1,01, ou seja, há duas semanas, cada cem pessoas contaminadas, elas podiam infectar outras 111. Agora, a taxa indica que a cada cem infectadas, outas 101 podem se contaminar.

Leitos

A taxa de ocupação está acima de 90% nas quatro macrorregiões do estado, que são Campo Grande, Dourados, Três Lagoas e Corumbá. Segundo o secretário de saúde, Geraldo Resende, esta será a última semana de ampliação dos leitos de UTI. "Nós não temos mais espaço e nem profissionais, sejam médicos, sejam fisioterapeutas, enfermeiros, técnicos de enfermagem para abrir leitos de UTI em Mato Grosso do Sul".

Atualmente, 68 pacientes aguardam leitos em todo o estado sendo 22 a espera na Central de Regulação de Campo Grande, outros 20 na de Dourados e 16 na Central de Regulação do Estado. Esta última tem pacientes de Dourados, Três Lagoas, Água Clara, Nova Andradina, Alcinópolis, Coxim e Sete Quedas.