Veículos de Comunicação

Oportunidade

MS terá guia de trânsito animal eletrônica

O procedimento, que visa reduzir os custos do setor, deverá ser implantado dentro de 60 dias.

Mato Grosso do Sul está entre os dez Estados brasileiros que receberão a Guia de Trânsito Animal (GTA) eletrônica no gado nacional. Conforme o presidente do Fórum da Pecuária de Corte da Confederação Brasileira de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Antenor Nogueira, o procedimento, que visa reduzir os custos do setor, deverá ser implantado dentro de 60 dias. Entre os primeiros Estados beneficiados estão, além de MS, Rondônia, Mato Grosso, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Distrito Federal.

Para isto, o Ministério da Agricultura deverá realizar um investimento de R$ 1milhão, conforme informou o ministro Reinhold Stephanes. Segundo ele, o geomonitoramento, desenvolvido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) acarretará um custo anual de R$ 2,5 milhões, que serão arcados pelo governo, inicialmente.

De acordo com Nogueira, nos anos seguintes o curso com o sistema deverá ser arcado por meio de um rateio entre ministério, produtores, frigoríficos e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).