Veículos de Comunicação

Oportunidade

Mulheres invadem mercado de trabalho

Às vésperas do Dia Internacional da Mulher, comemorada em 8 de março, dados de pesquisas desenvolvidas indicam que as profissionais da "sociedade pós-moderna" estão invadindo o mercado de trabalho e conquistando seu lugar ao sol, embora ainda não esteja no patamar desejado.
De acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), hoje, 44% da população economicamente ativa, no Brasil, são mulheres. Nas faixas de 30 a 39 anos, elas ocupam postos de trabalho na proporção de 26,5% contra 20,8% ocupados pelos homens. Ainda de acordo com dados do IBGE, a participação de executivas em cargos de gerência cresceu cerca de 10% de 1994 para o inicio de 2007. Hoje, 22,16% dos gerentes são mulheres. Em 1994, eram apenas 12,42%. Além disso, já existem 15,14% de executivas ocupando cargos de presidência em empresas.
E para comemorar essas conquistas, que ainda estão só no início, a Unesco realiza, de 9 a 27 de março, uma série de eventos organizados pela Divisão de Igualdade de Gêneros do Escritório de Planejamento Estratégico da Organização em colaboração com diversos parceiros, que pode ser consultado no site
www.unesco.org/women. Todos os anos, neste período, a Unesco celebra a data por meio de um programa de eventos, que envolve mesas-redondas, conferências, exposições e eventos culturais voltados para o “empoderamento” da mulher e a promoção da igualdade de gêneros. 
A luta do sexo feminino pelo seu espaço é antiga e foi ela que deu origem ao Dia Internacional da Mulher, comemorado desde 1975, pelas Nações Unidas. Foi no dia 8 de março de 1857 que as operárias têxteis de uma fábrica de Nova Iorque entraram em greve ocupando a fábrica, para reivindicarem a redução de um horário de mais de 16 horas por dia para 10 horas. Estas operárias, que recebiam menos de um terço do salário dos homens, foram fechadas na fábrica onde, entretanto, se declarara um incêndio, e cerca de 130 mulheres morreram queimadas.
Em 1903, profissionais liberais norte-americanas criaram a Women”s Trade Union League, com o principal objetivo ajudar todas as trabalhadoras a exigirem melhores condições de trabalho. Em 1908, mais de 14 mil mulheres marcharam nas ruas de Nova Iorque e reivindicaram o mesmo que as operárias no ano de 1857, bem como o direito de voto.