Veículos de Comunicação

Cram

Mulheres vítimas de violência ganham centro de atendimento

Órgão terá equipe especializada em atendimento a mulheres vítimas de violência

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio das equipes da Diretoria de Proteção Social Especial da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), convida a população a participar da solenidade de instalação do Centro de Referência Especializado de Atendimento à Mulher Vítima de Violência (CRAM) será reativado. Depois de alguns anos fechado, a prefeitura vai inaugura o novo centro, localizado na rua Joaquim Martins, 603, no bairro Santos Dumont.

A solenidade de inauguração será na segunda-feira (16), às 8h30, na própria sede do CRAM, que contará com uma equipe especializada de atendimento à mulher, como psicólogo, assistente social, advogado, entre outros. Segundo a secretária de Assistência Social, Vera Helena Arcioli Pinho, é uma equipe de profissionais preparados para atender mulheres vítimas de violência doméstica.

A secretária destacou que a implantação desse serviço é importante na cidade, haja vista a quantidade de vítimas de violência doméstica. Somente no ano passado, a Delegacia de Atendimento à Mulher registrou 1.393 boletins de ocorrências de violência doméstica, e neste ano já são 184. 

Em 2019, o Poder Judiciário de Três Lagoas recebeu 630 pedidos de medida protetiva de urgência- ferramenta prevista em lei para proteger mulheres vítimas de violência doméstica e familiar,  com base a Lei Maria da Penha. Nos dois primeiros meses deste ano, já houve 112 pedidos.  Segundo a delegada, a maioria dos pedidos é aceito pelos juízes.