Veículos de Comunicação

Oportunidade

Mundo condena Coreia do Norte

Países como EUA e a aliada China atacam regime do ditador Kim Jong-il por teste nuclear; ONU estuda sanções

A Coreia do Norte foi alvo de forte condenação de lideres mundiais e do Conselho de Segurança das Nações Unidas pelo teste nuclear realizado anteontem à noite (manhã de ontem na Ásia).

A ONU trabalha numa nova resolução contra o país. Até os chineses, aliados dos norte-coreanos, exigiram que o regime do ditador Kim Jong-il cumpra ás suas promessas de desnuclearização.

Rússia, França e outros países também criticaram a ação de Pyongyang. Segundo o Conselho de Segurança, o novo teste viola resolução adotada após detonação em 2006, que vetava explosões.

Para os EUA, que pressionam por punição, o teste é motivo de "preocupação grave". "A Coreia do Norte desafia irresponsavelmente a comunidade internacional", disse Barack Obama.

Analistas veem a explosão como uma medida de Kim Jong-il para atrair a atenção dos EUA ou demonstrar força interna em um cenário de crise, com falta de alimentos e problemas de energia.

Em razão do teste, o Brasil decidiu adiar a data de chegada do embaixador brasileiro Arnaldo Carrilho à Coreia do Norte. O Itamaraty também divulgou nota condenando a explosão.