Veículos de Comunicação

Oportunidade

Número de empresas abertas no MS bate recorde em fevereiro

No total, foram abertas 632 novas empresas em fevereiro deste ano, contra 583 no mesmo período de 2008

O número de empresas constituídas no mês de fevereiro deste ano foi o maior registrado nesse mês desde 2001, no Estado, segundo estatística da Junta Comercial de Mato Grosso do Sul (Jucems). O total foi maior, inclusive, que o registro do ano passado. “Os números foram surpreendentes. Pelo menos, na abertura de empresas, não houve esse pessimismo lastreado por todos os outros segmentos”, explica o diretor-presidente da Jucems, Wagner Bertolli, referindo-se aos reflexos da crise mundial. 

No total, foram abertas 632 novas empresas em fevereiro deste ano, contra 583 no mesmo período de 2008, o que representa um aumento de 8,4%. O diretor-presidente da Jucems ressalta que fevereiro teve apenas 17 dias úteis, ou seja, foram abertas em média 37 novas empresas por dia.

Segundo Wagner Bertolli, a quantidade de abertura de novas empresas nos dois primeiros meses deste ano (1.211) e o total de filiais constituídas nesse mesmo período (168) são praticamente “os mesmos números” atingidos no ano passado, quando, nos meses de janeiro e fevereiro, foram constituídas 1.217 e 175 filiais. “Mesmo sendo 2008 um ano de euforia e este ano, de preocupação”, explica.

Ainda conforme estatística da Jucems, o total de alterações de empresas, que inclui entre outros procedimentos, mudança de endereço e aumento ou diminuição de capital, foi de 707. O número é maior que o registrado em janeiro de deste ano (693) e que fevereiro de 2008 (666).