Veículos de Comunicação

Oportunidade

Oficializada a criação da primeira agência do Banco Regional em MS

O governo do Estado, o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e a Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul (Fiems) efetivam no próximo dia 11 de março o convênio que institui a operacionalização da primeira agência do BRDE em Mato Grosso do Sul.
A agência funcionará na sede da Fiems. O BRDE tem linhas de crédito específicas para cooperativas, para que aumentem a produtividade e se consolidem cada vez mais. O banco oferece financiamento voltado para agricultura familiar com recursos provenientes do governo federal. Há ainda crédito para os municípios que querem modernizar a administração tributária, por meio de sistemas de informação com acompanhamento, controle e gerenciamento da execução dos gastos.
Através da nova agência, o BRDE, que é parte do Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES), trabalhará no fomento à atividade industrial, comercial, de serviços e agrícola, destinando crédito, a longos prazos e baixos juros, para micro, pequenos e médios empresários e produtores.
Os encargos praticados variam de 6,75% ao ano para financiamentos rurais a 12% ao ano para financiamentos industriais e comerciais, dependendo da atividade a ser financiada. O BRDE também dispõe de linhas especiais para empresas exportadoras. Os parcelamentos podem chegar até 96 meses.
Para o governador André Puccinelli, a chegada do banco é um incentivo ao desenvolvimento do Estado. “O BRDE poderá proporcionar o desenvolvimento de Mato Grosso do Sul, aumentando a produtividade e incentivando novos investimentos” afirmou André.
Dois técnicos do governo do Estado já receberam treinamento na instituição. Além deles, o espaço contará com a presença de um funcionário da agência sede do banco, de Curitiba. Os pedidos serão avaliados pela equipe e seguem o mesmo trâmite dos pedidos feitos em os outros estados. “A estrutura é suficiente para iniciar as operações. Ela começa pequena, mas pode ser ampliada a medida que aumente a carteira de volume de negócios”, explicou à Fiems a representante do BRDE em Mato Grosso do Sul, Lindamir Teresinha Verbiski.
A inauguração da primeira agência em Mato Grosso do Sul ocorre quatro meses depois da assinatura de convênio para a operacionalização do banco. Em novembro do ano passado, o governador André Puccinelli, o presidente da Fiems, Sérgio Longen, e diretores do BRDE assinaram o convênio. A Casa da Indústria cedeu o espaço físico e vai divulgar aos seus associados às linhas de financiamento.