Veículos de Comunicação

Esperança

Otimismo é a palavra-chave para 2021

Retomada da economia, geração de emprego e vacinação contra o novo Coronavírus são expectativas para um ano melhor

Retomada da economia, geração de emprego e vacinação contra o novo Coronavírus são expectativas para um ano melhor - Arte/JP
Retomada da economia, geração de emprego e vacinação contra o novo Coronavírus são expectativas para um ano melhor - Arte/JP

O Ministério da Economia divulgou nesta semana, projeções para 2021. Emprego, crédito e consolidação fiscal são os desafios elencados pelo governo federal para o ano que vem.

Apesar do pessimismo com os efeitos da pandemia da Covid-19, o governo federal prevê a recuperação econômica, e redução do desemprego, expansão do crédito e medidas para conter o rombo fiscal. 

O Ministério projeta que o Produto Interno Bruto (PIB) apresente crescimento de 3,2% na economia brasileira em 2021. Um dos pontos considerados positivos para o aumento é a perspectiva de vacinação mundial, o que deve manter a taxa de juros internacional em patamar baixo, ajudando o Brasil a manter os seus juros internos baixos, com efeitos positivos para a economia.

No cenário estadual, Mato Grosso do Sul chega ao fim de 2020 com bons indicadores econômicos mesmo diante da crise causada pela pandemia do novo Coronavírus. No acumulado do ano, no período de Janeiro a Novembro, o Estado ocupa o 9º lugar no país com um saldo de 16.511 empregos formais.

Mesmo com as dificuldades causadas pela crise de saúde e as irreparáveis perdas na vidas das pessoas, Mato Grosso do Sul está prestes a sair de 2020 com um bom equilíbrio entre saúde e economia, avaliou o governador Reinaldo Azambuja (PSDB).

“Somos um Estado com rol de investimentos públicos, com projeção positiva de crescimento no PIB e com geração positiva de emprego num ano de pandemia. E para 2021, um grande volume de investimentos privados virá. Já estão pactuados com MS a instalação de novas plantas industriais e a ampliação de outras indústrias. Estamos diversificando nossa econômica”, adiantou.

Em Três Lagoas, apesar do atual cenário, a expectativa por parte dos empresários também são positivas, e principalmente de esperança de um ano melhor.