Veículos de Comunicação

Educação

Pesquisas de biotecnologia ganham espaço em MS

Pesquisadora explica que universidades do Estado contribuem para pesquisa com medicamentos

A Biotecnologia aliada à pesquisa, desenvolve estudos para transformar micro-organismos, insumos advindos de animais e plantas, em processos que resultam na produção de cosméticos e medicamentos. Segundo a coordenadora do curso de mestrado e doutorado em Biotecnologia da UCDB, Suzana Moreno, desde o início dos anos 2000, muitas mudanças foram necessárias para reduzir o tempo de estudos.   

Em entrevista à Rádio CBN Campo Grande nesta terça-feira (03), a professora destacou que a evolução está cada mais rápida, apesar do tempo médio para trazer resultado prático. “A história do medicamento é de longa data, entre descoberta de uma molécula que tem um potencial para se tornar medicamento, até chegar à prateleira, estamos falando de 10 a 15 anos, além de ser um processo caro”, explicou.

Segundo Suzana, é importante desenvolver a base de pesquisas, alicerce para fomento nos estudos. Ela diz que preservar a biodiversidade, principalmente o Pantanal é necessário, já que o meio oferece matéria-prima para elaboração de medicamentos, e foi gravemente afetado pelos incêndios florestais. Confira: