Veículos de Comunicação

Oportunidade

Polícia Comunitária inicia atividades de 2009 nesta segunda

A ação faz parte do projeto do governo federal e governo estadual para implantar a prática da filosofia de polícia comunitária nos Estados.

A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), através da Coordenadoria Esrtadual de Polícia Comunitária, inicia na próxima segunda-feira (13), a  1ª turma de 2009 do curso Nacional de Promotor de Polícia Comunitária. A capacitação será realizada no Tribunal de Contas do Estado (TCE), localizado no bloco 29 – Parque dos Poderes, em Campo Grande.

 A ação faz parte do projeto do governo federal e governo estadual para implantar a prática da filosofia de polícia comunitária nos Estados. Cerca de dois mil promotores foram formados em todo Mato Grosso do sul (MS), entre os anos de 2007 e 2008. Estima-se que em 2009, serão formados mais 750 multiplicadores da folosofia.

 Conceito

Polícia Comunitária é uma filosofia e uma estratégia organizacional fundamentadas, principalmente, numa parceria entre a população e as instituições de segurança pública e defesa social. Baseia-se na premissa de que tanto as instituições estatais, quanto à população local, devem trabalhar juntas para identificar, priorizar e resolver problemas que afetam a segurança pública, tais como o crime, o medo do crime, a exclusão e a desigualdade social que acentuam os problemas relativos à criminalidade e dificultam o propósito de melhorar a qualidade de vida dos cidadãos.

Entre os inscritos estão representantes de vários segmentos, entre eles, policiais militares e civis, agentes de educação, promotoria e lideranças comunitárias.

Totalizando 40 h/a, o curso é dividido em duas etapas – aulas teóricas e práticas, com aulas de Diretos Humanos, Mediação de Conflitos, Polícia Comunitária e Sociedade, Mobilização Social e Estruturação do Conselho Comunitário de Segurança (CCS), Gestão pela Qualidade na Segurança Pública, Relações Interpessoais e trocas de experiências de policiamento comunitário.

Os interessados em participar poderão se inscrever na Coordenadoria de Polícia Comunitária, localizada na SEJUSP, das 7h30 às 13h30. Mais informações pelos telefones 3318-6856 ou 3318-6800.