Veículos de Comunicação

Oportunidade

Polícia Militar forma nova turma de soldados

A partir da segunda quinzena de maio a Polícia Militar contará com mais 57 policiais no efetivo

A partir da segunda quinzena de maio a Polícia Militar contará com mais 57 policiais no efetivo. De acordo com o comandante do 2º Batalhão da Polícia Militar, o tenente-coronel Washington Geraldo de Oliveira, a formatura dos novos soldados acontece na próxima sexta-feira (8), no quartel da corporação. A solenidade será realizada às 18 horas e deverá reunir autoridades civis e militares da Cidade e região.
No dia seguinte, está previsto o baile de formatura da turma, no entanto, as comemorações não durarão muito. A previsão do comandante é que a nova tropa formada passe a compor o efetivo militar já na segunda quinzena do mês que vem.
Geraldo explica que, com a nova turma, o 2º Batalhão poderá intensificar o policiamento na rua. A intenção é formar mais uma equipe da Rondas Táticas do Interior (Rotai), de uma a duas do policiamento de rotina (preventivo e ostensivo) e melhorar o número de policiais do Centro de Operações da Polícia Militar (Copom), responsável pelo atendimento daqueles que discam para o 190. O número de militares do Pelotão de Trânsito também será incrementado. A previsão é de destinar em torno de dez policiais para o trânsito na Cidade.
“Os soldados foram escolhidos para cada uma dessas atividades por meio de aptidão e também voluntariado. Mas isto não quer dizer que eles não serão remanejados. Há algum tempo estamos trabalhando com um certo rodízio interno dos policiais: entre serviço reservado da PM, Rotai, Trânsito e outros. O objetivo é padronizar o trabalho da tropa”, completou.
Porem, toda a programação depende de outro fator: viaturas. Os investimentos em veículos para a Polícia Militar vão de encontro com o da Polícia Civil. Enquanto uma tem efetivo e não tem veículos, a outra vem recebendo viaturas constantemente, porém, não tem agentes para ocupá-las. Informações extra-oficiais apontam que nos últimos anos, a única viatura doada à corporação militar pelo governo estadual foi uma Blazer. O restante partiu de iniciativas do setor privado.
Em relação a este problema, o comandante explica que Três Lagoas deverá receber uma viatura em breve. O veículo faz parte do novo lote com pouco mais de 160 viaturas adquiridas pelo governo do Estado, em que, 110 serão destinadas à Polícia Militar. “Além disso, a PM de Três Lagoas aguarda a vinda das duas viaturas que serão adquiridas pela Câmara de Vereadores”, completa.

REGIÃO

O comandante admite que o número de policiais formados não atende as deficiências da Cidade. Para se ter uma base, dos 57 policiais, 20 tiveram de ser destinados aos outros municípios que correspondem a área de atuação da PM. O comandante prefere não falar em números, mas explica que o número maior de soldados será para Água Clara, cuja necessidade é maior. A turma também atenderá Selvíria, Santa Rita do Pardo, Brasilândia e os distritos de Arapuá e Debrasa.
“Sempre quando aumenta o número de policiais, melhora o atendimento. Mas esta turma cobre pouco mais da metade da nossa necessidade. Precisamos de mais três ou quatro turmas com este mesmo número de alunos. Daí sim, poderemos dizer que estamos bem”, disse.
Geraldo explica que uma nova turma de policiais está prevista para iniciar no segundo semestre. (R.P)