Veículos de Comunicação

Oportunidade

Portal Fiems disponibiliza bancos de empregos, currículos, estágios e cursos

Além disso, o site disponibiliza informações sobre os assuntos e notícias de interesse do setor industrial

No ar desde janeiro deste ano, o novo portal do Sistema Fiems (www.fiems.org.br) está disponibilizando para os empresários de todo o Estado bancos de empregos, currículos, estágios e cursos, além de bolsas de resíduos, para aproximá-los da sua futura mão-de-obra e contribuir com setores estratégicos de suas empresas. Com um novo, moderno e dinâmico layout, o Portal da Fiems tem um fácil acesso, permitindo que os industriais possam manter um relacionamento permanente com quem quer trabalhar ou fazer estágios na sua empresa e, ainda, oferecer vagas nas diversas ocupações.

Além disso, o site disponibiliza informações sobre os assuntos e notícias de interesse do setor industrial e demais serviços oferecidos pela Fiems, Sesi, Senai e IEL, bem como editais das quatro casas que integram o Sistema Indústria. Ele traz ainda agenda das ações do Sistema no Estado, links de sites úteis, banco de imagens, espaço para as assessorias Sindical, Jurídica e Legislativa, para os Conselhos Temáticos Permanentes, Radar Industrial e as versões eletrônicas da Revista MS Industrial, uma publicação mensal produzida pela Acomk (Assessoria de Comunicação e Marketing do Sistema Fiems).

Segundo o superintendente do IEL, Bergson Amarilla, o novo site foi elaborado a partir de pesquisa com o público alvo que permitiu a formulação de um conceito para a criação do produto. “Privilegiamos as imagens, reduzimos textos e estudamos cores que representam o Sistema Fiems, pois entendemos que o site é a porta de comunicação com os industriais, imprensa e comunidade em geral”, explicou.

Interação

Ele acrescenta que, com o novo site, o Sistema Fiems pretende interagir mais com o público alvo, facilitando a busca pelas informações e pelas oportunidades de todos os setores. “O layout jovem e moderno é uma tendência dos sites de grandes instituições do Brasil e no exterior”, destacou, completando que o Banco de Currículos já conta com 2,2 mil currículos cadastrados, enquanto o Banco de Empregos tem 22 empresas cadastradas.

Bergson Amarilla destaca que a Bolsa de Resíduos também está obtendo bons resultados com 44 empresas cadastradas, a maior parte do segmento de fabricação de produtos de metal e ainda o madeireiro. “No entanto, as empresas que mais oferecem resíduos pelo site são as do segmento madeireiro, que disponibilizam mensalmente 41,3 mil toneladas de resíduos de madeira”, informou, reforçando que periodicamente 12 empresas visitam o site para efetuar alteração no volume de resíduos.

Beneficiados

Uma dessas empresas é a Madeireira Costa Rica, localizada no município de Costa Rica, que recentemente fechou negociação de venda de resíduos de madeira. “A nossa produção de resíduos de madeira ainda é baixo, mas, mesmo assim, oferecemos no site do Sistema Fiems e já conseguimos comercializá-lo. Graças à abrangência do portal estamos recebendo ligações constantes de interessados em adquirir mais resíduos e por isso eu aconselho outras empresas a oferecem seus resíduos pelo site”, declarou o empresário Luiz Antônio Bocalan, proprietário da Madeireira Costa.

O empresário Augusto Raimndo Aléssio, diretor-proprietário da Soldamaq Comércio de Ferramentas, localizada em Campo Grande, é outro que utiliza o Banco de Empregos do site da Fiems para buscar a mão-de-obra qualificada para sua empresa. “A experiência do Sistema Fiems em qualificar profissionais, por meio do Senai, passa mais credibilidade para os empresários. Por isso, disponibilizamos no portal as vagas que a Soldamaq oferece, pois acreditamos que apenas com profissionais qualificados é que vamos vencer a concorrência”, analisou, aconselhando outras empresas do Estado a fazerem o mesmo e utilizarem-se dessa importante ferramenta disponibilizada pela Fiems.

A Real H Nutrição e Saúde Animal Homeopatia de Resultados, também localizada em Campo Grande, está utilizando as ferramentas disponibilizadas pelo site do Sistema Fiems. De acordo com Leociene de Souza Pereira, responsável pelo serviço social da empresa, apesar de usar o portal, não foi possível fazer nenhuma contratação ainda, mas o site está bem completo. “Sempre recorremos a ele para consultas, assessoria sindical, banco de cursos e estar informado das noticias do setor industrial”, reforçou.