Veículos de Comunicação

Oportunidade

Prazo para Censo Escolar de Mato Grosso do Sul foi prorrogado até dia 15

Os dados coletados no Censo são utilizados para efetivação de programas

A Secretaria de Estado de Educação (SED) receberá, até o dia 15 de julho, o fechamento do Censo Escolar/2009 para todas as escolas públicas e privadas de Mato Grosso do Sul. O censo escolar faz parte do Educacenso, um programa do Ministério da Educação (MEC) que fornece informações estatísticas para a realização de diagnósticos e análises sobre a realidade do sistema educacional. O Educacenso é utilizado na definição e a implementação de políticas orientadas à promoção da equidade, da efetividade e da qualidade do ensino.

Os dados coletados no Censo são utilizados para efetivação de programas como: Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb); Fundo de Fortalecimento da Escola; Programa Nacional do Livro Didático; Programa Nacional Biblioteca na Escola; Programa Nacional de Transporte Escolar; Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE); Programa Nacional de Informática na Educação; Programa Nacional de Saúde Escolar, entre outros.

As informações referentes ao cadastro da escola, de turmas, entre outras, são disponibilizadas na internet. As planilhas eletrônicas fornecem informações sobre o ensino básico, que compreende o ensino infantil (creche e pré-escola), fundamental (8 ou 9 anos), medio (médio, integrado ou normal/magistério),  Educação de Jovens e Adultos (Eja) fundamental e médio e a educação especial. O Educacenso registrou, em 2008, em Mato Grosso do Sul, 295.354 mil alunos em 366 escolas estaduais.

Capacitações

A SED realizou capacitações para os docentes das redes públicas e privada de ensino com o objetivo de oferecer um suporte no preenchimento dos dados do censo escolar 2009, que alimentarão o Educacenso. A data prevista para a entrega das planilhas eletrônicas em Mato Grosso do Sul era 30 de junho.

Foram capacitados pela SED gestores das Associações de Pais de Alunos Especiais (Apaes), Pestallozzi e Centros de Educação Infantil do município (Ceinfs),  supervisores de gestão das escolas estaduais, Secretarias Municipais de Educação (Semeds) de todo o Estado e para o Colégio Militar. As palestras aconteceram na Escola Estadual Maria Constança de Barros Machado, em período integral.

As capacitações acontecem ainda em Três Lagoas, dia 28, em Dourados, dias 1º e 2 de agosto e Ponta Porã, dia 03. Participam tanto gestores educacionais das redes públicas quanto da particular de ensino. O Ministério da Educação pretende consolidar todas as informações do Educacenso em novembro deste ano.