Veículos de Comunicação

Estado

Preço médio do frango tem valorização de mais de 20%

O motivo foi a alta nos insumos como a ração que são feitas a base de milho

Avicultura continua tendo expansão no Estado -
Avicultura continua tendo expansão no Estado -

O quilo do frango em Mato Grosso do Sul teve uma alta de 20,56% em julho, se comparado ao mesmo período do ano anterior. A informação é da Ceasa/MS, que levou em consideração o preço médio da mercadoria no atacado.

“A valorização no período é resultado da combinação entre condição melhor de demanda e queda na produção, potencializada pelo aumento nos custos de produção em razão da alta nos preços dos principais ingredientes das rações, como milho e farelo de soja”, afirma a analista técnica do Sistema Famasul, Eliamar Oliveira.
Segundo o Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), houve uma redução de 7,62% no número de abates. Este ano, no último mês, foram 94 mil cabeças de aves. Em julho de 2020, mais de 101 mil.

Exportação
Dados do Ministério da Economia registraram aumento de 10,42% na receita de exportações também levando em consideração o mês de julho, entre 2021 e o ano anterior. Mato Grosso do Sul ocupa a 5ª posição no ranking brasileiro com 4,36% do faturamento com exportações de carne de frango.
Entre os cinco primeiros destinos, o Chile se destacou com o aumento de 300% nas compras da proteína sul-mato-grossense nos sete primeiros meses deste ano quando comparado a igual período de 2020. “O câmbio elevado torna a proteína brasileira mais competitiva no mercado externo e impulsionou os ganhos de MS, em volume e receita, com as exportações de carne de frango”, destaca Eliamar.