Veículos de Comunicação

Oportunidade

Presidente da Fiems reforça movimento para alavancar indústria do turismo

Na avaliação de Longen, o governador André Puccinelli tem desempenhado um papel importante para despertar o interesse do trade turístico

O presidente da Fiems – Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul -, Sérgio Longen, destacou, em cerimônia realizada ontem (07/04) em São Paulo (SP) para lançar as novidades do Estado nas áreas da cultura e do turismo, que a indústria do turismo envolve uma economia sem crise e, por isso mesmo, é capaz de fomentar o desenvolvimento do Estado.

Na avaliação de Longen, o governador André Puccinelli tem desempenhado um papel importante para despertar o interesse do trade turístico do resto do Brasil pelo potencial turístico do Estado. Além da divulgação dos atrativos de Mato Grosso do Sul, o evento realizado no Memorial da América Latina, na capital paulista, também serviu para divulgar o início do voo regular de Campo Grande para Bonito, do término da construção do Aeroporto de Bonito e do retorno do Trem do Pantanal a partir de maio deste ano.

O presidente da Fiems disse que é preciso, cada vez mais, desenvolver o grande potencial da indústria do turismo, geradora de empregos, renda e divisas. “Temos amplas e diversificadas possibilidades de retorno neste setor. Estamos no caminho certo. Os eventos que serão realizados pelo Governo e mais o retorno do Trem do Pantanal, são fundamentais para alavancar o nosso turismo,” destacou.

No evento, Puccinelli falou a um público seleto, composto por estudantes, trade turístico paulista, imprensa especializada, artistas, intelectuais e autoridades, sobre os festivais da América do Sul, em Corumbá, e de Inverno de Bonito e da Feira Internacional e 2º Salão de Turismo de Mato Grosso do Sul. Ele também fez um breve relato do desenvolvimento histórico do Estado, que apesar da matriz econômica baseada na produção de grãos e na pecuária, nos últimos anos tem se destacado na indústria do turismo.

“Bonito, por exemplo, recebeu por sete vezes consecutivas o título de melhor destino de ecoturismo do Brasil. Nós temos ainda Corumbá, Aquidauana, Coxim, Miranda, Costa Rica, Alcinópolis, Rio Verde, Jardim, Ponta Porã, entre outros. Estamos nos mostrando para o Brasil e para o mundo. Queremos dizer que o sul-mato-grossense é um bom anfitrião, que tem uma culinária típica espetacular, dentre outras qualidades. Venham conhecer nosso Estado. Sejam bem-vindos ao Mato Grosso do Sul”, declarou o governador.

O vice-governador do Estado de São Paulo, Alberto Goldman, afirmou que foi um prazer imenso receber o governador André Puccinelli e sua equipe de trabalho. “Recebemos Mato Grosso do Sul com os braços abertos. Assim podemos auxiliá-los para que o Estado passe a ser mais conhecido não só no Brasil, mas em todo o mundo. O potencial de MS, em todos os aspectos, é imenso e vai gerar benefícios para todo o Brasil. Por isso estamos dando todo o apoio necessário que para o Estado se desenvolva um pouco mais rápido do que já está se desenvolvendo. E o governador tem feito isso de forma muito competente”, disse.

O secretário estadual de Esporte, Lazer e Turismo de SP, Claury Santos Alves da Silva, proferiu elogios a Mato Grosso do Sul. “Acredito que são poucos os que não conhecem as belezas naturais e as pescarias realizadas em Mato Grosso do Sul. Em nome do governador José Serra, quero dizer que temos acompanhado, através do Fórum Nacional de Dirigentes e Secretários Estaduais de Turismo, o desenvolvimento turístico de seu Estado. Parabéns a todos vocês que realizam este belo trabalho”, parabenizou.

A solenidade também contou com as presenças da secretária estadual de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo, Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias, do secretário estadual de Governo, Osmar Jerônymo, do subsecretário estadual de Comunicação, Guilherme Zurutuza Filho, do diretor-presidente da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, Américo Calheiros, da diretora-presidente da Fundação de Turismo do Estado (Fundtur) e presidente do Fórum Nacional de Dirigentes e Secretários Estaduais de Turismo (Fornatur), Nilde Brum, do prefeito de Bonito, José Arthur Figueiredo, do diretor-superintendente do Sebrae/MS, Cláudio Mendonça, entre outras autoridades.