Veículos de Comunicação

Oportunidade

Presidente mundial da IP visita André e detalha investimentos

Puccinelli recebe hoje, em seu gabinete a visita do presidente mundial da IP, John Faraci

O governador André Puccinelli recebe hoje, às 15h, em seu gabinete a visita do presidente mundial da International Paper, John Faraci e do presidente da IP Brasil, Maximo Pacheco. Na visita, os empresários irão fornecer detalhes da fábrica de papel da companhia em Três Lagoas.  A empresa começou a operar em fase de teste, em fevereiro deste ano, e a produzir papel neste mês, contando com 220 funcionários.

Já a partir do próximo mês, a empresa começará a utilizar  matéria-prima  (celulose) produzida pela Votorantim Celulose e Papel (VCP), que acaba de receber a licença de operação e entra em funcionamento na próxima segunda-feira. Hoje de manhã, John Faraci, juntamente com os diretores do grupo no Brasil, esteve em Três Lagoas, visitando as instalações da fábrica de papel, se reunindo com os empregados e visitando as 75 casas que foram construídas para os funcionários que vieram de outros municípios.

A fábrica da IP em Três Lagoas representa um investimento de US$ 300 milhões e terá capacidade para produzir 200 toneladas de papel por ano, quando alcançar seu ritmo pleno de operação. Trata-se da primeira fábrica construída pela International Paper fora dos Estados Unidos, desde a sua fundação, em 1898. Somadas as outras duas unidades instaladas em Mogi Guaçu e Luiz Antônio, no interior de São Paulo, a IP passará a produzir um milhão de toneladas de papel por ano.

O projeto para construção de uma fábrica  de papel em Mato Grosso do Sul existe há aproximadamente duas décadas, quando a IP começou a plantar as primeiras florestas em Três Lagoas. Em 2006, a empresa realizou uma troca de ativos com a VCP. Pela troca, a IP adquiriu a fábrica de papel e celulose em Luiz Antonio (SP) e a VCP ficou com a base florestal em Mato Grosso do Sul e ainda com o projeto da fábrica de celulose. 
  
As fábricas da Votorantim e International representam o maior investimento privado de Mato Grosso do Sul, e devem aumentar o Produto Interno Bruto (PIB) nacional em 0,15%, o PIB do Estado em 13% e a economia de do município de Três Lagoas em 300%. 

Sobre a empresa

A International Paper é referência mundial como produtora de papéis não revestidos e embalagens, atuando na América Norte, Europa, Rússia, América Latina, Ásia e norte da África. Seus negócios também incluem a Xpedx, a maior distribuidora de papéis para impressão, suprimentos e equipamentos gráficos da América  do  Norte.

Com sede nos Estados Unidos, a International Paper emprega aproximadamente 61.500 pessoas em mais de 20 países, e atende clientes em todo o mundo. Em 2008, o total de vendas da companhia foi cerca de US$ 25 bilhões. No Brasil, a International Paper emprega 2.627 profissionais e possui três fábricas: duas no Estado de São Paulo e uma no Mato Grosso do Sul.

Seus produtos, as linhas de papéis para imprimir e escrever Chamex e Chamequinho e a linha gráfica de papéis Chambril são produzidos a partir de florestas 100% plantadas e renováveis, certificadas pelo Cerflor, sistema brasileiro de certificação florestal gerenciado pelo Inmetro e reconhecido internacionalmente pelo PEFC (Program for Endorsement on Forestry Certification).