Veículos de Comunicação

Oportunidade

Professores: Manifestação em MS é destaque no site da CNTE

A entidade destacou com uma foto de capa a participação dos trabalhadores em educação do MS na paralisação

A manifestação pelo Piso organizada pela FETEMS e SIMTEDES, é destaque no site da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE).

A entidade destacou com uma foto de capa a participação dos trabalhadores em educação sul-mato-grossenses na paralisação nacional em defesa do Piso Salarial Profissional Nacional.

Na Capital, a estimativa é que, 65% da Rede Municipal aderiu à paralisação e na rede Estadual a adesão atingiu 80% das escolas.

A manifestação partiu da Praça Ary Coelho e passou pelas ruas do Centro de Campo Grande e depois de se concentrar na praça do Rádio Clube foi de ônibus fretados até a Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul).

A FETEMS quer marcar a luta pela implantação do Piso Nacional do Magistério, ainda desrespeitada pela maioria das prefeituras do Estado.

O professor da rede municipal Gileandro Barbosa Pedro, da cidade de Douradina, saiu para protestar hoje. “É uma forma de fortalecer a categoria, de valorizar nosso trabalho", disse ele que é da etnia Kaiowa e leciona na Escola Municipal Indigena Joãzinho Carape.

No interior, a maior luta é contra a evasão escolar, conta a professora Rosenilda Ferreira da Silva,da Escola Estadual José Juarez, da cidade de Itaquirai. “Não temos estrutura para segurar o aluno, precisamos também de medidas contra a violência”, diz.

A FETEMS divulga nessa semana uma pesquisa realizada com alunos da Rede Estadual sobre as principais reivindicações nas Unidades Escolares.