Veículos de Comunicação

Oportunidade

Profissão de bombeiros é a mais confiável

Pesquisa foi realizada no Brasil, EUA e países da Europa

Uma pesquisa realizada no Brasil, Estados Unidos e países da Europa e divulgada no Jornal Nacional na última quarta-feira dia 15 de julho de 2009 aponta a profissão dos Bombeiros como a mais confiável, seguido de carteiros, professores médicos..

Divulgada pesquisa de Opinião pública realizada no Brasil, Estados Unidos e Europa e divulgada no Jornal Nacional do dia 15 de julho de 2009 constatou que entre 20 categorias, a profissão de Bombeiro foi considerada a mais confiável. No Brasil, o índice de aprovação é de 95%.

“Esta informação nos coloca numa posição de destaque, porém nos impõem ainda mais responsabilidades sobre a forma com que atuamos, por isso desenvolvemos constantes treinamentos visando à qualidade nos atendimentos. Manter essa credibilidade e nossa maior meta a partir de agora. Entendemos que essa conquista não foi por acaso, mas fruto de longas horas de treinamentos, instruções, simulados e ocorrências que só no ano passado foram mais de 80 mil no Estado. Tratamos cada vítima com especial atenção e talvez seja essa postura que tenha levado a Corporação a ter tal índice de credibilidade lembrou o Cel Ociel Ortiz Elias Comandante Geral da Corporação.

O Corpo de Bombeiros trata cada ocorrência individualmente procurando obter aprendizado em cada situação. Não há dois atendimentos iguais, são locais diferentes, dificuldades diferentes, vítimas com lesões diferentes e riscos potenciais que mudam de local para local. Um acidente com um veículo de passeio em via público exige procedimentos diferentes de um acidente com o mesmo veículo na lateral de uma rodovia ou mesmo na borda de um precipício por isso toda atenção e preparação são bem vindas na hora em que os Bombeiros são acionados.

Os Bombeiros que muitas vezes são conhecidos como aqueles que “apagam fogo”, na realidade fazem muito mais que isso. Na realidade os incêndios representam de 4% a 8% de todos os chamados e isso em função da eficiência das legislações de Proteção contra Incêndio e do Setor de Análise de Projetos e fiscalização das condições de segurança em edificações. Além de incêndios urbanos, a Corporação atua em ações de proteção Ambiental, incêndios florestais, acidentes automobilísticos, acidentes aéreos, busca e resgate de afogado, proteção em local de concentração pública, captura de animais silvestres ou não, catástrofes naturais como terremotos, vendavais etc., vistoria em edificações, análise de projetos de proteção contra incêndio e pânico e inúmeras outras. Na realidade, é até difícil enquadrar o atendimento do Corpo de Bombeiros em tipos de ocorrências, pois somos requisitados em todos os locais em que vidas ou bens estejam em risco.