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Projeto de Extensão ensina primeiros-socorros em escola estadual de Dourados

Foi realizada uma simulação realística como estratégia de ensino-aprendizagem, proporcionando aos alunos uma proximidade com a realidade

As ações educativas do projeto de Extensão “Primeiros-Socorros na Escola” ministradas pelo sargento do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul, Orides Piveta Junior, que é mestrando do programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino em Saúde (PPGES), da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Uems), foram concluídas na semana passada.

Percebendo a importância e a necessidade de ensinar os primeiros-socorros nas escolas, Orides Junior desenvolveu nos meses de março a maio deste ano, na EE Ramona da Silva Pedroso, em Dourados, o projeto de Extensão “Primeiros-Socorros na Escola”, com objetivo de promover ações educativas sobre este assunto para 34 alunos, do 9º ano, do período matutino.

As ações contaram com o apoio do cabo, Ageu Costa Martins, e do Corpo de Bombeiros de Dourados. Durante os três meses foram abordados os seguintes assuntos: segurança do local, sinais vitais, exame primário, desobstrução das vias aéreas, parada cardiorrespiratória, convulsões, desmaio, fraturas, entorses, luxações entre outros.

O Projeto ficou sob a coordenação da professora doutora, Cibele de Moura Sales, e sob a orientação do professor doutor Antonio Sales, ambos docentes do Mestrado Profissional de Ensino em Saúde da Uems.

O evento de encerramento contou com a presença: do tenente coronel, Flávio Pereira Guimarães, comandante do 2º Grupamento de Bombeiros Militares de Dourados; do professor doutor, Antonio Sales, orientador do projeto de Extensão; professora doutora, Márcia Regina Martins Alvarenga, pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários, da Uems; o professor Ney Aparecido Azambuja, representando o reitor da Uems; o professor, João Vanderley Azevedo, diretor da EE Ramona da Silva Pedroso; o professor, Nei Elias Coineth de Oliveira, coordenador Regional de Educação de Dourados; e a chefe da Divisão de Extensão da Uems, Nidene Cardena Souza.

No último dia do Projeto, foi realizada uma simulação realística como estratégia de ensino-aprendizagem, proporcionando aos alunos uma proximidade com a realidade, reproduzindo assim, aspectos de maneira interativa, dinamizando o processo de ensino e aprendizagem.

“Ao final das ações educativas espera-se, que os educandos desenvolvam conhecimentos e habilidades que lhes permitam ser capazes de realizar procedimentos básicos no atendimento inicial em urgências e emergências de forma natural e com presteza, podendo assim, salvar uma vida”, disse o mestrando.

(Informações Notícias MS)