Veículos de Comunicação

Oportunidade

Receita Federal prevê "correria" na última semana do IR

O prazo para apresentação do IR, neste ano, vai até as 24h da próxima quinta-feira (30)

O supervisor nacional do Imposto de Renda da Receita Federal, Joaquim Adir, prevê "correria" na entrega da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2009 na próxima semana. A declaração foi feita nesta sexta-feira (24).

O prazo para apresentação do IR, neste ano, vai até as 24h da próxima quinta-feira (30). Até às 11h desta sexta-feira (24), o órgão recebeu 14,62 milhões de documentos. Restam, portanto, mais de 10 milhões de contribuintes que ainda não declararam IR, uma vez que a expectativa do Fisco é de receber 25 milhões de declarações em 2009.

"Muitos contribuintes devem entregar neste fim de semana. Mas achamos que, pelo menos, oito milhões devem deixar para fazer na semana que vem. Vai ser a mesma correria de sempre, com pessoas enviando declarações de todas as regiões do país", disse Adir. O coordenador do IR da Receita recomendou às pessoas que ainda não entregaram o documento que o façam o mais rápido possível.

Capacidade de processamento

Segundo Joaquim Adir, da Receita Federal, o sistema de processamento do órgão suporta o número de declarações que ainda têm de ser entregues.

Entretanto, ele lembrou que os contribuintes sempre precisam procurar documentos para preencher a declaração, ou tirar eventuais dúvidas que possam aparecer. "As dúvidas sobre o IR são sempre grandes", lembrou Adir. Por isso, recomendou rapidez para os que ainda não entregaram o documento.

Em comunicado divulgado nesta sexta-feira, porém, a Receita repetiu que os contribuintes evitem enviar as declarações nos últimos dias antes do prazo final, pois estariam "correndo o risco de encontrar dificuldades devido ao acúmulo de acessos ao endereço da Receita." 

Obrigatoriedade

Está obrigado a entregar a declaração o IR 2009 o contribuinte que recebeu rendimentos tributáveis na declaração cuja soma foi superior a R$ 16.473,72.

O atendimento telefônico da Receita Federal (146) funcionará excepcionalmente no próximo sábado (25), das 8h às 20h, para esclarecer dúvidas de contribuintes sobre a Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física.

A multa mínima para quem perder o prazo é de R$ 165,74, e a máxima 20% do imposto devido.

Emails falsos

A Receita volta a alertar que não envia emails sem autorização do contribuinte e nem autoriza parceiros e conveniados a fazê-lo`em seu nome. Ao receber esses e-mails falsos o contribuinte deve apagá-los imediatamente sem clicar em nenhum link ou abrir arquivos anexados.