Veículos de Comunicação

Oportunidade

Receita já recebeu mais de 178 mil declarações do Imposto de Renda pela internet

Receita já recebeu mais de 178 mil declarações do Imposto de Renda pela internet

O número de declarações do Imposto de Renda da Pessoa Física 2009 enviadas à Receita Federal pela internet já chega a 178 mil na manhã de hoje (3), segundo dia do prazo para entrega do documento. É praticamente o dobro do número de declarações enviadas em igual período do ano passado, segundo o supervisor nacional do Imposto de Renda, Joaquim Adir.

O prazo para a entrega da declaração começou ontem (2) e vai até 30 de abril. Muitos contribuintes com direito à restituição podem ter agilizado o envio do documento na expectativa de serem incluídos nos primeiros lotes após os idosos, que têm prioridade.

Joaquim Adir também informou que o calendário de liberação dos lotes de restituição do Imposto de Renda ainda não foi definido. Tradicionalmente, a Receita Federal começar a fazer a liberação a partir de junho em sete lotes consecutivos até dezembro de cada ano. “Na verdade, os idosos têm a prioridade e devem receber no primeiro lote. Ainda não temos essa verificação, se há mais alguém [além dos idosos], qual o tamanho do lote. Isso tudo será estudado mais à frente.”

Só ontem foram entregues 142.680 declarações. No início do dia, chegou a haver uma certa lentidão nos downloads (transferência do programa dos computadores da Receita para os computadores dos contribuintes). O processo foi normalizado, segundo Joaquim Adir, no início da tarde.

O supervisor alerta que, além de copiar o programa gerador da declaração do Imposto de Renda, o contribuinte precisa instalar no computador aquele que faz a transmissão das informações para a Receita Federal, chamado de Receitanet. O órgão não fez um balanço sobre a quantidade de aplicativos baixados desde ontem.