Veículos de Comunicação

Oportunidade

Rio tem primeira vítima por gripe suína, confirma Secretaria de Saúde

Uma mulher de 37 anos, que morreu no último dia 13, após ficar internada por uma semana em um hospital particular

A gripe suína, ou Influenza A (H1N1), fez a primeira vítima no Rio de Janeiro. A informação foi divulgada no início da tarde de hoje (16), pela Secretaria Municipal de Saúde.

Uma mulher de 37 anos, que morreu no último dia 13, após ficar internada por uma semana em um hospital particular. Ela começou a sentir os primeiros sintomas de gripe  no início do mês. O nome da pessoa não foi divulgado, nem o local onde morava.

As informações foram confirmadas através de nota divulgada no site da secretaria na internet:

“O Gabinete Integrado de Emergência para a Gripe A no Estado do Rio de Janeiro informa que, lamentavelmente, registrou um óbito de paciente infectado pelo vírus da influenza A (H1N1) no Estado do Rio de Janeiro. A vítima é uma mulher de 37 anos, que faleceu dia 13/07. A mulher estava internada em um hospital privado, havia sete dias.  Ela passou a apresentar sintomas em 02/07 (febre, mialgia, tosse, dor de garganta e cefaléia) e foi medicada. No dia 07/07, procurou o hospital onde permaneceu internada até que seu quadro se agravou evoluindo para uma pneumonia e ela veio a falecer.  O Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil já está investigando os contatos desta paciente.”

Segundo o último boletim do Ministério da Saúde, divulgado ontem (16), a doença já havia atingido 128 pessoas no Rio e 1.175 no país.