Veículos de Comunicação

Oportunidade

Salão Nacional de Turismo terá Bacalhau Pantaneiro

Sabor e textura foram as caracterí­sticas responsáveis por premiar as criações

Dois pratos tipicamente sul-mato-grossenses representarão Mato Grosso do Sul no Salão Nacional do Turismo 2009, que acontece de 1º a 5 de julho em São Paulo (SP). A decisão aconteceu durante a 1ª Feira Internacional e 2º Salão de Turismo de MS, realizada em Campo Grande. Todas as regiões foram destaques com sabor e requinte em receitas únicas. Mas, as grandes vencedoras do concurso foram o Bacalhau Pantaneiro e a sobremesa Doce Sorriso de Mandioca, vindas do Pantanal (Corumbá) e o Vale do Aporé.


Depois de cinco dias de feira, foi possível conferir um pouco dos hábitos e costumes da culinária das regiões de todo Estado, desde o Pantanal, Vale do Aporé, Costa Leste, Caminho dos Ipês, Vale das Águas, Rota Norte, Bonito – serra da Bodoquena, Caminhos da fronteira, Conesul até Grande Dourados.


Sabor e textura foram às características responsáveis por premiar as criações. A inspiração veio das culinaristas Catarina de Souza Nunes, responsável pelo Bacalhau Pantaneiro e Maria Divina de Lima, que criou a sobremesa Sorriso de Mandioca.


Em comum nas receitas, a mandioca. Não é à toa que a raiz fez toda a diferença na composição dos pratos, tanto o salgado quanto o doce, que venceram a etapa estadual do concurso gastronômico.


Na classificação geral dos pratos salgados, os vencedores foram seguidos do Tilápia a Cocais, da região do Vale das Águas, e Lasanha de Pintado ao creme de bocaiúva, vindo de Bonito – serra da Bodoquena, segundo e terceiro respectivamente. Nos doces, Segredos do cerrado, da Serra da Bodoquena e D`Leite campestre, do Vale das Águas, também pontuaram entre os três primeiros.

MÚSICA


Na categoria Música, foram vencedores Bruno & Thiago (região Cone Sul), em 1º lugar; e Carlos Fábio e Pacito (região Grande Dourados) em 2º lugar.
A Costa Leste foi premiada na categoria dança, com Catira do Taboado em 1º lugar; e Touro Candil (região Bonito – Serra da Bodoquena) em 2º lugar.