Veículos de Comunicação

Oportunidade

São Paulo tem cinco internados na UTI com gripe suína

No estado de São Paulo já foram registradas duas das quatro mortes no País

O secretário da Saúde de São Paulo, Luiz Roberto Barradas Barata, informou que cinco pessoas no Estado estão internadas com gripe suína,chamada gripe A (H1N1). Ele não deu detalhes da situação de cada paciente, mas afirmou que todos estão internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).

No estado de São Paulo já foram registradas duas das quatro mortes no País, por causa da gripe suína. Um homem, de 28 anos, morreu na semana passada, no Hospital de Clínicas de Botucatu (238 km de São Paulo) em decorrência da gripe A. Atualmente, o País tem 1.027 casos de gripe suína, de acordo com o boletim do Ministério da Saúde divulgado na semana passada.

"Era um paciente [de Botucatu] que tinha uma condição de saúde não muito boa. Ele sofria de obesidade mórbida e isso pode ter contribuído para que ele desenvolvesse a doença da forma mais grave. Ninguém mais da família dele teve sintoma, ele é o único caso", disse o secretário.

"As pessoas começaram a procurar mais o Emílio Ribas, aumentou mais o número de exames de laboratório. O que recomendo é que pessoas que ficarem gripadas não procurem os hospitais, mas sim procurem um médico de sua confiança. Porque na maior parte das vezes o que essas pessoas têm é gripe comum. Na dúvida, conversem com seu médico para que, contando a história, o médico avalie se existe mesmo risco da gripe suína, então ele encaminha para os hospitais", orientou Barradas.