Veículos de Comunicação

Oportunidade

Sebrae e governo lançam programa para enfrentar crise

O Programa CRIE MS vai oferecer as empresas capacitação e palestras setoriais

Com a proposta de capacitar e incentivar empresários à busca de soluções para manterem seus pequenos negócios mais competitivos no mercado, o Sebrae e o Governo de Mato Grosso do Sul lançam na quarta-feira (11), em Campo Grande, o programa “CRIE MS – Soluções e oportunidades para micro e pequenas empresas”.
Com o slogan “Sempre existem soluções para quem cria oportunidades”, o programa vai oferecer mais de 3, 6 mil ações em todo Estado, entre palestras, consultorias e aconselhamento, direcionadas ao empreendedorismo. “A proposta é incentivar e orientar empresários a buscarem soluções e alternativas para superarem a crise”, explica Luiz Claudio Sabedotti Fornari, presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-MS.
As micro e pequenas empresas são grandes geradoras de emprego no Estado. Somente entre as formalizadas existem 92 mil, que representam 99% dos empreendimentos abertos e geram mais de 200 mil postos de trabalho, no comércio, indústria, serviços e agronegócios.
Na pesquisa mais recente feita pelo Comitê de Monitoramento da Crise, liderado pela Fiems, Sebrae e Governo de MS, a partir de setembro de 2008, pôde ser evidenciada uma desaceleração na evolução do emprego em Mato Grosso do Sul. Em dezembro do ano passado, o índice de geração vagas teve maior queda relativa, caiu 2,08% no País e 4,09% do emprego formal no Estado. Já no comércio varejista, mesmo com as promoções, houve queda no volume nacional de vendas de 0,75% e 2,1% no Estado
Para Fornari, com a crise empresas que já passavam por pequenos problemas de gestão são mais propensas a sentir oscilações do mercado. “As falhas do cotidiano são intensificadas nestes casos, daí a urgência em buscar todo tipo de orientação”.

ALTERNATIVAS

O diretor superintendente do Sebrae, Claudio George Mendonça, explica que não existem respostas mágicas para o momento. “É preciso estar atento. A orientação ainda é o melhor caminho, principalmente durante períodos de instabilidade econômica, para pelo menos manter o número de empregos na microempresa, melhorar sua competência em gestão e o acesso ao crédito em condições favorecidas e diferenciadas”, esclarece.
O Programa CRIE MS vai oferecer as empresas capacitação, palestras setoriais, consultorias em gestão financeira, diagnósticos e aconselhamento empresarial. “O Sebrae já está fazendo semanalmente uma sondagem com empresários de diversos setores sobre a percepção dos impactos em seu negócio e quais as principais dificuldades que têm encontrado. Este acompanhamento nos permite atuar de forma mais direcionada e saber as reais dimensões dos problemas”, explica.
Para ele os empresários não devem alimentar expectativas de que apenas os governos, federal e estadual tenham que se responsabilizar por criar soluções imediatas para os problemas financeiros. “Ampliar prazo de recolhimento de tributos, facilitar a compensação de crédito tributário nas contribuições ao INSS, reduzir IOF na operação de crédito, são apenas medidas paliativas sem sustentação em longo prazo”.