Teve início ontem e vai até 15 de setembro em Mato Grosso do Sul a 18º edição da Semana do Pescado. A ação de incentivo à produção e ao consumo de peixes é realizada pela Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), junto com a Câmara Setorial da Piscicultura e parceiros.
A Semana do Pescado inclui ações de fomento ao consumo de pescado, para isso, foram firmadas parcerias com a rede atacadista e os supermercados Comper, que farão promoções de pescado ao longo das duas semanas. Além disso, parceria com a prefeitura de Campo Grande a Associação Comercial, vai incluir restaurantes com descontos em pratos de pescado.
A expectativa dos supermercadistas e elevar as vendas em pelo menos 30% nesta semana. Os peixes deverão ser vendidos com descontos.
A programação do evento inclui também a produção de três vídeos técnicos em parceria com o Senar, sobre a produção de peixes no Estado. Visita técnica a Fazenda JJ, de produção de pescado em Campo Grande e divulgação junto com a Assomasul, para os 79 municípios do Estado.
Titular da Semagro, o secretário Jaime Verruck lembrou do PROPEIXE, o programa estadual de fortalecimento da cadeia da piscicultura, que visa aumentar a produção com conhecimento, tecnologia e incentivos. "Queremos desenvolver uma nova cadeia produtiva, estimular os produtores, os frigoríficos e principalmente fomentar a produção e consumo dessa que é a 4ª principal proteína alimentar", afirma.
Celso Martins, da superintendente da SFA/MS, destacou que o intuito da realização da Semana do Pescado é alertar a população de que existe um produto do Estado, de qualidade e importante para a cidade.