Veículos de Comunicação

Oportunidade

Senai inicia reforma e modernização de unidades móveis para atender indústrias

De acordo com o coordenador de Ações Móveis do Senai, Gelson Ricardo Alves da Silva, os materiais foram adquiridos e as reformas já tiveram início

No âmbito do conjunto de ações para comemorar os 60 anos do Senai, o departamento regional da entidade já iniciou a reforma e modernização das unidades móveis para atender a demanda da indústria em Mato Grosso do Sul. O projeto, que está orçado em cerca de R$ 1,3 milhão, prevê, além das reformas, a confecção de 25 kits PAM (Programa de Ações Móveis) para atender indústrias instaladas em municípios fora dos pólos industriais com meta de beneficiar cerca de duas mil pessoas.

De acordo com o coordenador de Ações Móveis do Senai, Gelson Ricardo Alves da Silva, os materiais foram adquiridos e as reformas já tiveram início. “O setor de compras acaba de adquirir os materiais e as reformas já começaram. Estamos na expectativa para que os veículos fiquem prontos para tão logo possamos iniciar os atendimentos de qualificação de mão-de-obra”, ressaltou.

O projeto prevê a reformada de cinco unidades móveis – a carreta de Comandos Elétricos, a carreta de Mecânica Diesel, duas carretas de Instrumentação e um ônibus de Automação. “Vamos modernizar as unidades desde a parte externa com visual atrativo e moderno, como já é possível observar na carreta de Comandos Elétricos, a primeira a ficar parcialmente pronta”, anunciou Gelson da Silva.

Qualificação

As unidades móveis do Senai serão levadas para diversas localidades, permitindo que cursos de qualificação sejam ministrados atendendo as demandas por mão-de-obra das empresas instaladas e das que estão em processo de implantação. “O Senai tem a finalidade de atender aos municípios afastados, desconsiderando as grandes distâncias como barreiras e percebendo-as como desafios que conseguiremos vencer”, ressaltou o diretor-regional do Senai, Jaime Verruck.

Já o coordenador de Ações Móveis do Senai, Gelson Ricardo da Silva, o projeto vai promover a atualização de tecnologias. “Atualmente, a tecnologia que dispomos atende a contento a nossa demanda, já que tem o mesmo princípio de funcionamento, mas com as reformas e as inovações tecnológicas que teremos, vamos ter condições de melhorar as aulas e estruturar melhor os cursos, de forma que os alunos possam de sempre acompanhar as novidades tecnológicas que estão surgindo”, pontuou.

PAM

Dentro do mesmo projeto estão incluídas as ações do PAM da Construção Civil, que são direcionadas à assistência técnica e tecnológica e à prestação de serviços representando um movimento significativo de atendimento a um maior número de clientes, com mais facilidade e agilidade a um menor custo de operação. Os kits da construção civil são compostos por diversos materiais, desde os que garantem a segurança dos trabalhadores aos que facilitam a execução do trabalho.

Cada kit é composto por equipamentos como protetor auditivo, luvas, óculos e capacete, entre outros materiais de segurança. Além de outros materiais como, diferentes tipos de enxadas, martelos, espátulas, pás, talhadeira, desempenadeira, linhas de pedreiro, furadeira e carrinho de mão, entre outros equipamentos.