Veículos de Comunicação

Oportunidade

Senai investe R$ 1,5 milhão na reestruturação do maquinário da área de metalmecânica

Os equipamentos já foram entregues para as unidades de Campo Grande, Corumbá, Dourados, Naviraí e Três Lagoas

O Senai beneficiou cinco unidades de Mato Grosso do Sul com a compra de 20 máquinas e equipamentos e capacitação de 16 instrutores ligados aos cursos da área de metalmecânica. As aquisições fazem parte de uma parceria com o Departamento Nacional, que viabilizou a liberação de R$ 1,5 milhão, no âmbito do Programa de Modernização do Sistema para a Competitividade Industrial.

Segundo o coordenador de Tecnologia Industrial do Senai, Paulo Pereira, os equipamentos já foram entregues para as unidades de Campo Grande, Corumbá, Dourados, Naviraí e Três Lagoas, mas alguns ainda não entraram em operação por estarem em processo de instalação por parte dos fornecedores. “São máquinas operatrizes, sendo quatro tornos mecânicos paralelo, quatro fresadoras ferramenteira, quatro retificadoras plana tangencial, quatro retificadoras cilíndricas universal e quatro furadeiras de coluna, para atender os cursos do setor”, detalhou.

Já com relação à capacitação Paulo Pereira explicou que os 16 instrutores que participaram dos módulos de metrologia e manutenção mecânica totalizaram 1.920 horas-aulas. “A capacitação e atualização dos instrutores são fundamentais para a melhor formação dos nossos alunos, assim como a modernização do maquinário. O Senai está sempre focado na formação de excelência e investe nesses aspectos para proporcionar que o aluno encontre nos cursos situações semelhantes ao do chão de fábrica, o que dá a ele domínio da função que irá exercer”, disse.

O Programa de Modernização do Sistema Senai para a Competitividade Industrial está focado na atualização da infra-estrutura de recursos tecnológicos e humanos, baseado na gestão da modernização da entidade. Ainda segundo o coordenador de Tecnologia Industrial da entidade no Estado, a intenção é atualizar permanentemente as ações de educação profissional e de serviços técnicos e tecnológicos das unidades operacionais.