Veículos de Comunicação

Feriado

Sindicato não acredita em paralisação de caminhoneiros em MS

SETLOG não tem informação oficial de paralisação ou bloqueios em estradas

Caminhoneiros não devem fazer paralisação nas estradas - Agência Brasil
Caminhoneiros não devem fazer paralisação nas estradas - Agência Brasil

Os caminhoneiros de Mato Grosso do Sul pelo menos por enquanto não devem paralisar as atividades como vem sendo alardeado em alguns grupos de whatsapp. De acordo com informações do Sindicato das Transportadoras de Cargas de Mato Grosso do Sul (Setlog-MS) a paralisação deve ser apenas pontual, amanhã, mas apenas porque é um feriado.

Segundo o diretor da Setlog-MS Dorival Oliveira o que se tem de informação é que dentro do grupo de transportadores está tudo normal. "Amanhã os caminhoneiros devem parar mas porque é feriado e segundo porque em solidariedade ao movimento, mas não fazer bloqueio de rodovia", salientou.
Ele destacou que o Setlog é solidário ao movimento. "Cada um faz o que quiser fazer, mas o transporte é organizado as empresas não podem paralisar as operações", acrescentou.

Alerta
De acordo com o Ministério da Infraestrutura, a avaliação é a de que as principais lideranças dos profissionais de transporte não estão envolvidas com nenhum tipo de paralisação ou plano da categoria para o feriado.
Os caminhoneiros, que têm atuação marcada pelo trabalho autônomo, possuem hoje diversas lideranças e, segundo fontes da Infraestrutura, não houve nenhuma manifestação desses nomes mais conhecidos sobre paralisações nacionais.

Bloqueio e ações
A despeito de o presidente da República, Jair Bolsonaro, insuflar a população para as manifestações programadas para o próximo dia 7, as quais incluem diversas ameaças de fechamento das estradas do País, o Ministério da Infraestrutura pretende atuar, junto da Polícia Rodoviária Federal, para impedir qualquer tipo de interrupção de tráfego.
O ministério identificou mobilizações com essa pretensão e tem monitorado grupos que planejam os supostos atos.
A orientação é impedir qualquer tipo de bloqueio. Caso haja tentativas, a ordem é fazer com que os veículos sejam deslocados para os acostamentos, para permitir o fluxo de quem precisa passar.
Questionado sobre o assunto, o Ministério da Infraestrutura informou, por meio de nota, que "mantém diálogo contínuo com a categoria do transportador autônomo e não identifica nenhuma mobilização setorial para os próximos dias".