Veículos de Comunicação

Novo Coronavírus

“Somos o estado mais rebelde”, diz secretário sobre avanço da pandemia em MS

Geraldo Resende falou ao jornal CBN Campo Grande sobre o aumento da taxa de contágio por covid-19, transferência de pacientes internados para outros estados e “fungo negro”

Secretário de Saúde, Geraldo Resende. - Arquivo CBN
Secretário de Saúde, Geraldo Resende. - Arquivo CBN

Se por um lado Mato Grosso do Sul vem se mantendo como o estado que mais vacinou sua população contra a covid-19, como mostram os dados do Consórcio de Veículos de Imprensa, por outro, a taxa de contágio aumenta há mais de 15 dias.  

Nesta quinta-feira (3), conversamos com o secretário de Saúde, Geraldo Resende, para entender os motivos que vêm causando o avanço da pandemia no estado. Segundo Resende, as estatísticas são resultado de atitudes como a falta de isolamento social.

“Somos o estado mais rebelde. A população não ajuda, acha que a doença passou, faz aglomerações, não usa máscaras. É uma rebeldia e até um desapego à vida aqui em Mato Grosso do Sul”, classifica Resende.

O secretário também falou sobre o aumento de pessoas internadas e a falta de leitos de UTI, que levou o estado a pedir apoio a outras unidades da federação. Rondônia vai ceder 10 leitos de UTI e Espírito Santo, 20. A primeira paciente a ser transferida foi levada para Rondônia na quarta-feira (2). A mulher de 41 anos estava internada em estado grave no município de Bonito.

Ouça a entrevista completa: