Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Tiago Vinícius lança pré-candidatura à presidência da OAB de Três Lagoas

Martinho é o primeiro nome a confirmar a pré-candidatura

Tiago Vinícius lança pré-candidatura à presidência da OAB de Três Lagoas - Divulgação
Tiago Vinícius lança pré-candidatura à presidência da OAB de Três Lagoas - Divulgação

O advogado Tiago Vinícius Martinho lançou nesta semana sua pré-candidatura à presidência da Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), de Três Lagoas.  As eleições devem ocorrer em novembro.

Martinho é o primeiro nome a confirmar a pré-candidatura e terá o apoio do atual presidente, Gustavo Gottardi. Tiago é o vice-presidente da atual diretoria.

JPNews – Quem é Tiago Vinícius Martinho e sua formação ?

Alguém que deve tudo à Advocacia e ama a profissão. Sou formado em Direito no ano de 2007, na FAI (Faculdades Adamantinenses Integradas) atual UNIFAI e especialista em Ciências Penais pela Anhanguera/UNIDERP.

Além da vice presidência da OAB de Três Lagoas também exerço a função de Secretário Geral da ABRACRIM/MS (Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas) e sou associado ao IBCCrim (Instituto Brasileiro de Ciências Criminais). Em 2009, após decidir pela advocacia, adotei Três Lagoas como minha terra, onde constitui minha família e é cidade de nascimento do meu filho. E lá se vão 12 anos de profissão, com 8 anos e meio deles também dedicados à OAB de Três Lagoas.

JPNews- O que levou o senhor lançar sua pré- candidatura à presidência da OAB de Três Lagoas?

A vontade de continuar contribuindo para a melhoria da nossa instituição, o apoio de nosso grupo, que me incentivou, e é um grupo formado por advogadas e advogados muito dedicados com a OAB.  Comecei a participar ativamente da OAB Três Lagoas em 2013, assumindo a presidência da comissão de advogados criminalistas a convite do então presidente Luiz Gusmão.  Pude acompanhar e auxiliar na solução de inúmeras situações e na gestão seguinte, a pedido do presidente Corcioli, permaneci nessa função, sempre buscando ajudar os colegas advogados em situações do dia a dia, o que me despertou o interesse em concorrer na última eleição ao cargo de vice-presidente na companhia do amigo e presidente Gustavo Gottardi, função que atualmente exerço. 

JPNews- O senhor é o atual vice e terá apoio da diretoria atual?

Sim, conto com o apoio do presidente Gustavo e de nossa diretoria, conselho e comissões, além do apoio do atual presidente da Seccional da OAB/MS Mansour, do Secretário Geral Adjunto da OAB Nacional Ary Raghiant e do Conselheiro Federal e Vice Diretor da ESA/Nacional (Escola Superior da Advocacia) Bito Pereira.

JPNews- Qual a importância da OAB?

A OAB não é apenas um órgão de classe. É uma instituição de natureza ímpar, que tem importância no cenário socioeconômico e contribuiu sobremaneira para a evolução da sociedade. É a defensora primeira da constituição da República e dos direitos e garantias fundamentais. Mas, além disso, é também a casa das advogadas e advogados, que têm a difícil missão de representar direitos e interesses dos cidadãos perante os órgãos públicos, e por isso, possuem direitos e prerrogativas profissionais que devem ser respeitadas para que tenham liberdade e independência na defesa de seus patrocinados.

JPNews-  Caso eleito, quais as metas à frente da presidência?

Pretendo dar continuidade ao trabalho que temos realizado nessa gestão, em parceria com a Seccional e o Conselho Federal que nos permitiram realizar investimentos em infraestrutura, ótimos eventos presenciais no período pré-pandemia e on-line na pandemia. Desejo estreitar ainda mais os laços com as universidades, que são o berço de todos nós, e essenciais para a atualização e evolução dos advogados, assim como prezar pelo bom relacionamento institucional para solução de eventuais conflitos. Muito importante também é buscar ampliar os mecanismos de auxílio aos jovens advogados, recém ingressos nos quadros da OAB, que são os que mais sofrem as consequências dessa pandemia. Felizmente conseguimos o escritório compartilhado na sede de nossa OAB o que tem auxiliado bastante, firmamos muitos convênios, mas tenho a consciência de que podemos fazer muito mais, e esse grupo é formado por advogadas e advogados comprometidos para isso.