Veículos de Comunicação

106 Anos De Três Lagoas

Três Lagoas foi projetada em decorrência da construção da estrada de ferro

Na série de reportagens especiais sobre os 106 anos de Três Lagoas conheça a história da ferrovia na cidade

Três Lagoas foi projetada em decorrência da construção da estrada de ferro ; foto das imediações da antiga estação ferroviária - arquivo JPNews
Três Lagoas foi projetada em decorrência da construção da estrada de ferro ; foto das imediações da antiga estação ferroviária - arquivo JPNews

Três Lagoas  é fruto de um dos maiores empreendimentos ferroviários, com 1.600 quilômetros de extensão implantados, da extinta NOB (Noroeste do Brasil). De acordo com o historiador  Rodrigo Fernandes, a cidade teve até agora, três grandes processos de desenvolvimento. O primeiro, com a chegada da ferrovia; o segundo, a construção da hidrelétrica de Jupiá, e o terceiro, com as indústrias de celulose.

Segundo Fernandes, Três Lagoas é peculiar, pois foi “projetada para existir”. Em decorrência da construção da ferrovia no município pela empresa Machado Mello, houve a necessidade de instalação de uma estrutura para dar suporte aos funcionários nas imediações onde seria a travessia no rio Paraná.

 Uma área de 12 quilômetros da barranca do rio, com três lagoas próximas uma da outra, foi a escolhida pelos engenheiros Justino Rangel de França e Antônio Molina de Queiroz. Ao engenheiro Oscar Teixeira Guimarães coube a missão de traçar uma planta da cidade.

A ferrovia gerou novos empregos em Três Lagoas, proporcionou um novo período de crescimento para a cidade, inclusive com a chegada de muitos imigrantes.

Veja reportagem sobre a história da ferrovia

Conheça a história da pecuária em Três Lagoas