Veículos de Comunicação

Desabastecido

Três Lagoas não recebe novos lotes de vacina contra Covid-19 e não amplia público imunização

Até o momento, município recebeu mais de 5,6 mil doses

Até o momento, município recebeu mais de 5,6 mil doses - Arquivo/JP
Até o momento, município recebeu mais de 5,6 mil doses - Arquivo/JP

Sem receber vacinas contra a Covid-19 há uma semana, não é só Três Lagoas que carece com esse desabastecimento. A promessa é que Mato Grosso do Sul possa receber a quinta remessa da vacina somente na próxima semana. O secretário de estado de saúde, Geraldo Resende, afirma que o Ministério da Saúde pode liberar 4,8 milhões de doses da Coronavac aos estados até terça-feira que vem, dia 23.

O avanço da campanha de vacinação contra o novo coronavírus deve sofrer alterações em Três Lagoas. Isso porque o município não recebeu novas remessas do imunizante nesta semana, como vinha ocorrendo desde o mês passado.

A Secretaria Estadual de Saúde diz que Três Lagoas já recebeu 5.655 mil doses das vacinas Coronavac e Oxford/Astrazeneca. As doses estão sendo aplicadas em idosos com mais de 85 anos de idade e em profissionais da saúde.

Alguns grupos prioritários estão em fase mais avançada em relação a outros porque já receberam as duas doses da vacina. Como é o caso dos deficientes e idosos institucionalizados. Dos 45 idosos que moram em asilos, na cidade, apenas 15 deles precisam da segunda dose do imunizante. O que não ocorre em outros públicos, como o de idosos com mais de 85 anos, por exemplo. Esse grupo é formado por 1.920 moradores e somente 528 doses foram aplicadas. Por outro lado, todos os servidores do Samu e UPA já receberam as duas doses do imunizante e estão 100% vacinados.

No entanto, sem novas doses, o município não consegue ampliar a vacinação para outros públicos e pode ter que suspender a campanha temporiamente.

A falta de abastecimento da vacina não é uma exclusividade de Três Lagoas. O Estado não recebeu novos lotes nessa semana e com isso não pôde repassar ao interior. A Secretaria Estadual de Saúde prevê que mais doses devam chegar somente a partir de terça-feira que vem.