Veículos de Comunicação

Oportunidade

UEMS vai oferecer 2,3 mil vagas no vestibular desse ano

Com a reestruturação da instituição, foram criadas 450 novas vagas

A reunião conjunta CEPE-COUNI, realizada na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), colocou em pauta a reestruturação da Universidade, garantiu 450 novas vagas e ampliou a atuação dos cursos que passam a acompanhar os avanços tecnológicos e as necessidades do mercado de trabalho.

 Essas propostas, que vêm sendo trabalhadas desde o ano passado com a maioria Unidades Universitárias, buscam o fortalecimento da UEMS a partir da definição de pólos de ensino, pesquisa e extensão que englobariam áreas afins para crescerem verticalmente, por meio da abertura de mestrados e doutorados, por exemplo.

 

Apresentadas as propostas e discutidas pelos conselheiros, a Universidade teve um aumento de 450 vagas, ao oferecer, já nesse ano, 2300 vagas ao invés das 1850 que eram ofertadas no ano passado.

 

De acordo com a pró-reitora de ensino da UEMS, Elisângela Scaff, a abertura desse canal de comunicação, a partir de uma proposta ousada, criou uma série de conflitos, todos eles amplamente discutidos com a comunidade e resolvidos de acordo com cada região. Ela destaca ainda que a discussão com a comunidade universitária interna e externa foi de fundamental importância para a identificação das reais necessidades e possibilidades de cada Unidade Universitária.

 

O resultado, destaca Elisângela, foi a aprovação desses novos cursos e vagas, o que marca um avanço significativo nesses 15 anos da UEMS. “Com essas mudanças a UEMS passa a atender de forma mais direta e efetiva as necessidades da sociedade sul-mato-grossense, sem deixar de lado o papel crucial de uma IES, que é formar para a vida em sociedade e para o mercado de trabalho, por meio da integração entre ensino, pesquisa e extensão em áreas da mais alta importância para o desenvolvimento do estado de MS”, conclui a pró-reitora.