Veículos de Comunicação

Oportunidade

UFMS opta por adesão total ao novo Enem

Para o próximo ano a universidade adota parcialmente a proposta, com utilização do exame como primeira fase

O Conselho Universitário da Universidade Federal de Mato Grosso do Su l (COUN) decidiu ontem pela manhã aderir à proposta do Ministério da Educação (Mec) de unificar o vestibular das universidades públicas federais. A reunião aconteceu na sala de Atos da reitoria, no campus de Campo Grande.

Por unanimidade os conselheiros aprovaram a proposta feita pela administração da instituição de utilizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como prova única a partir do vestibular de 2011. Para o vestibular de verão 2010 a universidade adotará o Enem como primeira fase e realizará as provas de conhecimentos específicos em dezembro de 2009. As provas de habilidades específicas, exigidas por cursos como arquitetura e música também ocorrerão em dezembro e os resultados estão previstos para janeiro. Após a primeira chamada as vagas remanescentes serão ofertadas para o sistema unificado do Mec.

Segundo o Pró-reitor de Ensino de Graduação, Leandro Sauer, a UFMS adere à proposta de democratização do MEC de forma cautelosa, amenizando a transição para uma prova única em todo o país.

Em seu site o Ministério da Educação apresentou uma proposta de reformulação do Enem e sinalizou que a nova prova tenha ao total 200 questões sobre as quatro áreas de conhecimento: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (incluindo redação); Ciências Humanas e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; e Matemática e suas Tecnologias.

O ministério prevê ainda a aplicação do novo Enem em todo o país no início de outubro e por isso, espera que todas as instituições federais de ensino superior façam sua opção o quanto antes.

Proposta

A proposta de unificação foi apresentada pelo Mec à Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) no dia 30 de março e foi discutida em outra reunião do COUN realizada em 23 de abril.

As implicações da adesão do novo modelo para os alunos e para as instituições foram apresentadas aos servidores, técnicos administrativos, docentes e alunos da UFMS no dia 30 de abril, em uma reunião realizada no Teatro Glauce Rocha. Os estudantes e representantes das escolas que oferecem ensino médio e dos cursinhos também participaram do evento.

A reitora Célia Maria de Oliveira presidiu a reunião nesta quinta-feira, sete de maio, e esteve presente durante todo o mês de abril nos seminários e discussões realizados pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior.