Veículos de Comunicação

Oportunidade

Vacinação contra aftosa começa amanhã no Estado

A primeira etapa da campanha nacional de vacinação contra a doença inicia-se no próximo dia 1º de maio em 19 estados e no Distrito Federal

O diretor-presidente da Agência Estadual de Defesa Sanitária (Iagro), Roberto Rachid Bacha, informa que em Mato Grosso do Sul a venda de vacinas contra febre aftosa começa nesta quarta-feira (29). A primeira etapa da campanha nacional de vacinação contra a doença inicia-se no próximo dia 1º de maio em 19 estados e no Distrito Federal.

De acordo com as informações do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), em maio receberão a imunização os rebanhos do Acre, Amapá, Amazonas, Bahia, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, Sergipe e Tocantins, além do Distrito Federal. No Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Paraná serão imunizados apenas os bovinos e bubalinos com até 24 meses de idade.

Roberto Bacha explica que os produtores rurais do Estado deverão aproveitar o feriado de 1º de maio para vacinação dos animais (de até dois anos de idade). Ele informa que a vacinação na região do Planalto vai até 31 de maio. Já no Pantanal a vacinação de todos os bovinos vai até 15 de junho. “Na Zona de Alta Vigilância nós iniciamos a vacinação no dia 1º de abril, e já está na fase final. A nossa meta, para este ano, é vacinar 16 milhões de bovinos”, disse Bacha.

Segundo o Mapa, em Mato Grosso do Sul, as propriedades, localizadas na região do Pantanal, têm a opção de vacinar todo o rebanho ou em maio/junho (01/05 a 15/06) ou em novembro/dezembro (01/11 a 15/12). A zona de Alta Vigilância do Mato Grosso do Sul vacina todo o rebanho bovino e bubalino no período de 1º de abril a 15 de maio e de 1º de outubro a 15 de novembro. Ainda no Estado, as propriedades pantaneiras realizam vacinação anual de todo o rebanho no mês de novembro.

Cosalfa

O diretor da Iagro/MS participou da 36ª Comissão Sul-Americana de Luta contra a Febre Aftosa (Cosalfa), no período de 23 e 24 de abril, em Cartagena de Índias, na Colômbia. O evento contou com a participação do governo, setor privado e agroindústria de 11 países da América do Sul. As reuniões da comissão acontecem anualmente desde 1973 para avaliar os sistemas de vigilância sanitária dos países sul-americanos, além das estratégias de combate à aftosa aplicadas no ano anterior e as que estão programadas para o ano corrente.

Segundo Bacha, Mato Grosso do Sul tem participado do evento, nos últimos dois anos: “Foi discutido e vista a evolução do combate à febre aftosa no Estado. E ainda, o reconhecimento e elogios por parte da comissão da Cosalfa pelos trabalhos realizados na Zona de Alta Vigilância do Mato Grosso do Sul, sendo considerado um trabalho de extremo valor por todos”, disse o diretor da Iagro/MS.