Veículos de Comunicação

Alerta

Variante Delta é registrada na região de fronteira com Bolívia e gera preocupação

Mulher de 52 anos estava doente em julho e resultado do diagnóstico ocorreu só em setembro

Vacinação em Corumbá - Foto: Rodolfo César
Vacinação em Corumbá - Foto: Rodolfo César

A variante Delta do novo coronavírus foi identificada em Ladário e o caso gerou alerta para todo o Estado. Houve também dois casos em Campo Grande. A Secretaria Estadual de Saúde só conseguiu a confirmação desse diagnóstico nesta semana, porém as pessoas contaminadas ficaram doentes em julho. Por conta desses registros, o secretário estadual Geraldo Rezende convocou reunião nesta quarta-feira (8) com todos os secretários municipais de saúde e prefeitos para tratar sobre medidas emergenciais contra o novo coronavírus e o possível risco de aumento de casos.

Os casos diagnosticados com a variante Delta ocorreram em um homem de 22 anos e duas mulheres, de 51 e 52 anos. A mulher de 52 anos é moradora de Ladário, os demais vivem em Campo Grande.

Houve demora no diagnóstico porque o Lacen (Central de Saúde Pública) faz coletas aleatórias e depende de resultado processado no laboratório da Fundação Oswaldo Cruz no Amazonas. As coletas foram feitas em 23 e 27 de julho e o resultado foi repassado para Mato Grosso do Sul em 6 de setembro.

Na região de fronteira com a Bolívia, há preocupação porque a pandemia aparenta estar sob controle em termos de internações e mortes, mas caso uma variante mude esse cenário existe o risco de a doença espalhar-se para quatro municípios, dois no Brasil, como Corumbá e Ladário, e dois em território boliviano, Puerto Quijarro e Puerto Suárez. Corumbá ainda está na alta temporada para pesca.

Neste dia 8 de setembro, dos 17 leitos de CTI Covid na Santa Casa de Corumbá havia três pacientes  internados. Dos 40 leitos clínicos, um estava ocupado. O hospital é a referência para atendimento de moradores tanto de Corumbá, como Ladário e recebe pessoas das cidades fronteiriças da Bolívia.

Sobre o registro de óbitos, a última pessoa a falecer por complicações da covid-19 foi no dia 26 de agosto. A vítima foi um homem de 69 anos, hipertenso.

Conforme a Fiocruz, essa variante foi detectada pela primeira vez na Índia, em outubro de 2020. Ela é uma,mutação do vírus SARS-CoV-2 (causador da Covid-19) conhecida como Variante Delta (B.1 617.2, antes também chamada de variante indiana) e já foi registrada em mais de 130 países, conforme divulgado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em 30 de julho deste ano. Ela é mais transmissível que as varientes encontradas no Brasil atualmente.

Entre as medidas já programadas para Corumbá e Ladário, que terá repercussão nos demais municípios de Mato Grosso do Sul, está a antecipação da segunda dose da Pfizer. A D2 do imunizante será ministrado com 21 dias após a aplicação da primeira dose. Essa aplicação estava sendo feita com 12 semanas.

Em Corumbá, pouco mais de 74% da população já foi imunizada com as duas doses ou dose única da vacina contra a covid-19. No município de Ladário, que tem população de 24 mil pessoas, 11.403 pessoas estão imunizadas.