Veículos de Comunicação

Inss

Volume de aposentadorias recua em MS

A redução é de quase 37% na concessão de pedidos neste ano no Estado

Volume de aposentadorias concedidas recuou neste ano - Arquivo
Volume de aposentadorias concedidas recuou neste ano - Arquivo

As concessões de aposentadorias tiveram queda de 36,9% em 2021 no Estado. A Reforma da Previdência, o número deficitário de funcionários e óbitos impactaram no resultado da Previdência.
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) concedeu 5.900 aposentadorias em Mato Grosso do Sul, entre janeiro e agosto deste ano. O número é bem inferior aos 9.351 benefícios liberados no mesmo período do ano passado.

Vários fatores influenciam na queda de concessões. De acordo com especialistas ouvidos pela reportagem, entre os motivos estão a Reforma da Previdência, que entrou em vigor em 2019, o número reduzido de funcionários e o aumento dos óbitos por causa da pandemia de Covid-19.

Apesar do uso maior de meios digitais esta análise da aposentadoria demanda atuação direta de servidores. Há uma necessidade urgente de fazer concurso no INSS. Outro ponto é a mudança nas regras que poucos conhecem.

Do total de aposentadorias concedidas, a maioria 65% foi por idade, seguida por invalidez previdenciaria, aposentadoria especial, invalidez por acidente de trabalho e por tempo de serviço como professor.