Veículos de Comunicação

10

A dor de cabeça da rinite alérgica

Uma em cada sete pessoas tem rinite alérgica, que é uma inflamação das mucosas do nariz

Uma em cada sete pessoas tem rinite alérgica, que é uma inflamação das mucosas do nariz. As causas vão desde um simples resfriado, até produtos químicos irritantes, medicamentos e outras alergias. Muitos pacientes pensam que a rinite alérgica é um resfriado que não passa ou uma "sinusite" com dor de cabeça crônica. A boa notícia é que a rinite alérgica não é contagiosa, não passa de uma pessoa para a pessoa. A má notícia é que os pais podem transmitir para os filhos através do código genético.

TIPOS DE RINITES

1) Rinite Alérgica: comum em cidades grandes, em ambientes poluídos, pelo pólen de flores e árvores, por locais úmidos e com mofo.

2) Rinite Medicamentosa: muitos remédios usados no nariz podem causar rinite, ao invés de curá-la. Por isso é arriscado se automedicar.

3) Rinite Vasomotora: é causada por agentes irritantes presentes na atmosfera, pelo stress, cansaço e nervosismo. 

4) Rinite Irritativa:  ataca as pessoas que trabalham sem usar máscaras em fábricas ou onde se manipulam materiais industriais ou em ambientes com muita poeira, ou que trabalham com tecidos. As crianças que estudam em locais poluídos, ou que estão em reforma.

OS SINTOMAS

Você pode ter Rinite Alérgica caso… se irrite com coceira no nariz, nos olhos e no céu da boca; tenha dores de cabeça e dificuldade para sentir cheiro; seu nariz escorre e fica obstruído com frequência e você espirra sucessivamente, principalmente pela manhã. A obstrução nasal da rinite pode causar muitas consequências, como problemas de sono e roncos, otite média crônica, voz anasalada, sinusites e desalinhamento dos dentes.

A POEIRA DOMÉSTICA

A poeira de casa também causa tosse e piora da asma. Ela contém bactérias, fungos e ácaros que se alimentam de partículas de alimentos, de tecidos e até da pele descamada das pessoas e dos animais.

O ÁCARO

É um inseto de oito patas, como uma aranha que se alimenta de partículas de alimentos e da pele descamada das pessoas e dos animais. É o principal agente da poeira que causa rinite alérgica. Os resíduos que o ácaro produz também provocam alergia nas pessoas. Ele vive em tapetes, carpetes, colchões, lençóis, roupas, armários e nos bancos de automóveis. Ele gosta de ambientes quentes, úmidos e sem luz. Os inseticidas normais não matam os ácaros mas ele não sobrevive em lugares secos e ensolarados.

OS CUIDADOS

A melhor maneira de tratar a rinite alérgica é a prevenção porque ela não tem cura, mas tem tratamento. O primeiro passo é se afastar das substâncias que causam a alergia, como poeira, ácaros, substâncias químicas e produtos de limpeza, fumaça de cigarro, inseticida, tintas, combustíveis e até perfumes.

Os cuidados em casa são fundamentais. As cortinas leves e os tapetes finos e pequenos são mais práticos e podem ser lavados com frequência. Lugares com mofo e manchas devem ser limpos. As paredes úmidas e frias, com vazamentos devem ser identificadas e os vazamentos devem ser reparados para eliminar a umidade. Mas como você passa pelo menos oito horas do dia no seu quarto dormindo, este é local mais importante da sua casa, e é o ambiente mais contaminado por ácaros.

OS QUARTOS

Não tire o pó dos móveis, passe diariamente um pano úmido sobre eles e deixe os ambientes sempre abertos para arejar e para serem aquecidos pelo sol o maior tempo possível.

Coloque as roupas no armário e as de lã em sacos plásticos fechados.
Os melhores travesseiros para os alérgicos são os de poliéster.

O colchão e os travesseiros devem ser forrados para impedir a passagem de poeira.

Como coberta prefira os edredons, desde que não sejam de penas, e lave-os a cada 10 dias.

Os bichinhos de pelúcia armazenam muita poeira, então, lave-os também a cada 10 dias.

Não permita que os animais de estimação entrem no quarto.