Veículos de Comunicação

10

Ações de combate à hanseníase serão realizadas nesta sexta-feira

No dia 06, a ação será desenvolvida na Equipe de Saúde da Família Horto Florestal

A Prefeitura de Nova Andradina, através da Secretaria Municipal de Saúde, vem realizando desde o dia 30 de janeiro diversas ações em comemoração ao Dia de Combate e Prevenção da Hanseníase, e o encerramento da campanha está programado para o dia 10 de fevereiro.
 
O município de Nova Andradina irá desenvolver ações nas unidades de Saúde da Família e no Centro de Especialidades Médicas (CEM), para que a população participe e busque atendimento caso suspeite ou apresente algum dos sintomas da hanseníase.
 
Nesta sexta-feira, dia 03 de fevereiro, serão realizadas reuniões na Equipe de Saúde da Família Irman Ribeiro, sobre os sinais e sintomas da hanseníase, no dia 07 de fevereiro, na Comunidade Católica Santa Terezinha, juntamente com a Pastoral da Saúde e usuários atendidos.
 
No dia 06, a ação será desenvolvida na Equipe de Saúde da Família Horto Florestal, no período matutino, e na Equipe de Saúde da Família Centro, no período vespertino. No dia 08 de fevereiro, as ações serão realizadas na Equipe de Saúde da Família São Vicente, e durante a semana, até dia 10 de fevereiro, será desenvolvido trabalho na comunidade juntamente com as instituições religiosas, educacionais, na maçonaria e nos bares, a respeito do tema.
 
No dia 09 de fevereiro, o atendimento será realizado na Equipe de Saúde da Família Vila Operária, com palestra sobre os sintomas da hanseníase e divulgação das ações nas instituições religiosas e educacionais localizadas em seu território de abrangência.
 
Finalizando a campanha, no dia 10 de fevereiro, a ação será realizada na Equipe de Saúde da Família Centro Educacional, com mutirão no Bairro Argemiro Ortega, alertando a comunidade sobre sinais e sintomas da hanseníase, além da orientação de usuários cadastrados no Programa Bolsa Família, durante a pesagem mensal.
 
A hanseníase é uma doença transmissível, causada pelo bacilo de Hansen, que atinge, principalmente, a pele e nervos periféricos. A doença pode ocorrer em qualquer idade e em ambos os sexos. Quando diagnosticada em sua fase inicial e tratada adequadamente, não causa deformidades.
 
As pessoas com história de doença na família ou entre seus conviventes, que apresentem manchas, placas avermelhadas ou brancas, adormecidas, ou que apresentam dor ou formigamento em nervos dos braços, pescoço, pernas e pés, ou ainda, aquelas que apresentem caroços e inchaços, principalmente no rosto e nas orelhas, perda de pelos das sobrancelhas, pernas ou braços, devem buscar um serviço de saúde, pois estes são os sinais e sintomas compatíveis com a hanseníase.
 
A doença é transmitida pelo convívio com pessoas doentes, que pode ocorrer através do contato com secreções das vias respiratórias quando o doente tosse, espirra ou fala.